Arte africana ganha exposição em Brasília

0
  •  
  •  

Os costumes, a religiosidade, a cultura pode ser representada através da arte, capaz de contar a história de países e civilizações inteiras. Parte da cultura de 19 países africanos pode ser vista de perto em exposição na Fundação Palmares, em Brasília. Arte e cultura africana reúne móveis, quadros, esculturas e artefatos, dentre as 130 peças que retratam os costumes dos povos africanos em uma amostra da diversidade de um continente que compartilha línguas e credos tão diferentes.

Os objetos, confeccionados principalmente em ouro, bronze e marfim, foram cedidos pelas embaixadas de África do Sul, Angola, Argélia, Benin, Burkina Faso, Botsuana, Cabo Verde, Cameroun, Etiópia, Gana, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Mauritânia, Marrocos, Nigéria, Moçambique, Sudão, Zâmbia e Zimbábue. O fascínio se dissipa pela diversificada produção artística que encontra nas máscaras o simbolismo e a devoção aos deuses da paz, do amor, da fertilidade.

A exposição, que tem entrada franca, é desenvolvida pelo Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra e ficará em cartaz até o dia 6 de setembro, no Salão Negro do Ministério da Justiça, na Esplanada dos Ministérios

 

Por dentro da África 


  •  
  •