África do Sul: Conheça a vinícola onde as uvas são cultivadas ao som de música erudita

0
  •  
  •  

Vinícula De Morgenzon – Divulgação


Natalia da Luz, Por dentro da África

Cidade do Cabo – O clima e solo são algumas das preocupações para o cultivo de uvas em qualquer lugar do mundo, mas em De Morgenzon, na Cidade do Cabo, África do Sul, há outro fator: a música erudita. Por aqui, em toda a fazenda (da plantação às salas de fermentação, da recepção ao banheiro), ouve-se Bach, Mozart, Pachelbel, Beethoven 24 horas por dia.

-Nós tocamos música erudita para os nossos vinhos. Nós fizemos um experimento em duas áreas da fazenda. Em uma parte dela, espalhamos caixas de som para que a música pudesse ser ouvida em toda plantação. Acreditamos que a música pode ter um efeito positivo em qualquer organismo vivo – disse em entrevista ao Por dentro da África Richard de Almeida, representante da vinícola.

Vinícula De Morgenzon - Divulgação
Vinícula De Morgenzon – Divulgação

A fazenda está localizada em Stellenbosch, uma das principais regiões sul-africanas para a produção de vinhos. As primeiras vinícolas daqui foram plantadas por volta de 1700! O clima relativamente frio e a baixa umidade fornecem condições ideais para produzir safras que estão ganhando o mundo. Apenas nesta região, que fica a 30 minutos da Cidade do Cabo, há 200 produtores de vinho.

-A música está por todos os lados, até mesmo no banheiro você pode ouvir! Muitas pessoas não acreditam quando contamos, mas ela tem muitos efeitos sobre as pessoas. Quando você ouve pop, rock ou música erudita, você responde de forma diferente – explicou o sul-africano, que cresceu entre uvas e vinhos na Cidade do Cabo.

Vinícula De Morgenzon - Divulgação
Vinícula De Morgenzon – Natalia da Luz

Em De Morgenzon, que está a 400 metros acima do nível do mar, os administradores acreditam que a música vem auxiliando o crescimento das plantas. Apesar de não ter comprovação científica, algumas pesquisas relataram que o crescimento delas melhorou bastante desde 2010, quando a ideia foi implantada.

-A qualidade melhorou muito para todos os nossos produtos, principalmente para a nossa Chenin Blanc. Pessoas vêm de toda parte do mundo para provar o vinho daqui, disse Richard, lembrando que, na África do Sul, a uva chenin blanc é tradicional por aqui há pelo menos três séculos.

Conheça mais sobre a África do Sul em nosso HOTSITE e garanta a sua passagem para o país do arco-íris 

Vinícula De Morgenzon - Divulgação
Vinícula De Morgenzon – Divulgação

Apesar de a África do Sul ser conhecida pela produção de vinhos com Pinotage e Pinot Noir, os mais populares da fazenda são sauvignon blanc, chardonnay (conhecida como aubaine, beaunois, melon blanc e pinot chardonnay), chenin blanc (uma uva branca originária da região do Vale do Loire, França) e syrah.

A melhora na qualidade das uvas e no sabor dos vinhos não foi uma ação isolada. Em 1973, no livro The Sound of Music and Plants, a pesquisadora Dorothy Retallack detalhou experiências realizadas em Denver, nos Estados Unidos, sobre como a reprodução de música calma ou erudita fazia com que as plantas crescessem de forma mais “saudável e vigorosa”.

Mais da Cidade do Cabo: História e beleza no Cabo da Boa Esperança 

Vinícula De Morgenzon - Divulgação
Vinícula De Morgenzon – Divulgação

Segundo artigo de Don Robertson, músico chinês, Dorothy separou as plantas em duas câmaras. Em uma delas, usou rock, em outra, música calma. No quinto dia de estudo, ela começou a notar mudanças drásticas. Na câmara com a música suave, as plantas haviam crescido de forma saudável e suas hastes estavam começando a dobrar na direção do som! Na câmara de rock, metade das plantas tinha folhas pequenas e cresceu atrofiada.

Em visita à fazenda, das 10h às 17h, o turista pode ver, ouvir e sentir o experimento, enquanto degusta diferentes tipos de vinhos produzidos aqui. A vista para as montanhas e vales da região completam o encontro.

Vinícula De Morgenzon - Divulgação
Vinícula De Morgenzon – Divulgação

-Há muitas áreas em diferentes partes do mundo com vinhos maravilhosos, mas aqui temos uma experiência bem diferente, é uma experiência completa. Você pode visitar as montanhas, ver as praias, provar os vinhos – disse Richard, enumerando algumas características e belezas da Cidade do Cabo.

Serviço:

DeMorgenzon
Stellenboschkloof Road, Vlottenburg, Stellenbosch, Cidade do Cabo
Degustação – das 10h até 17h

latam-joanesburgo-vinicola_v2O Por dentro da África fez a cobertura a convite da South African Tourism, South African Air Ways em parceria com Cape Town Travel.

Para fazer o seu tour dos vinhos, contate Russel Conway Prime em russell.conway.prime @gmail.com ou ligue para +27 – 0721962836.

Participe da enquete abaixo!

[os-widget path=”/benigno/voc%C3%AA-na-%C3%81frica-do-sul” of=”benigno” sharing=”false” comments=”false”]

 


  •  
  •