CAN Sub-17: Semifinalistas são definidos e Angola sofre goleada

0
Yohana Oscar Mkomola of Tanzania challenged by Mamadi Fofana of Mali ©Samuel Shivambu/BackpagePix

Por Andre Carlos Zorzi, Por dentro da África

As seleções de Gana, Mali, Guiné-Conacri e Niger conquistaram a classificação às semi finais da Copa Africana de Nações Sub-17 deste ano, e, consequentemente, a vaga para a Copa do Mundo da categoria, que será disputada em outubro, na Índia.

Os ganeses foram os primeiros a conquistar a classificação, de forma irretocável, ainda na 2ª rodada, após golear Camarões por 4 x 0 e o Gabão por 5 x 0.

A Guiné-Conacri chegou à última rodada praticamente classificada: teria que perder e ainda ver Camarões tirando oito gols de diferença no saldo para ficar de fora. Com empate em 0 x 0 diante de Gana, porém, obteve a vaga sem grandes sustos.

Elian Christely Boueni Mayobolo of Gabon challenged by Stephane Thierry Zobo of Cameroon – ©Muzi Ntombela/BackpagePix

Após empatar com a Tanzania e ganhar do Niger por um placar apertado, a seleção do Mali construiu a maior goleada do torneio até agora, 6 x 1 diante de Angola, consolidando-se na liderança do grupo.

Na outra partida, a Tanzânia precisava de um empate, e o Niger precisava de uma vitória para se classificar. Os nigerinos levaram a melhor vencendo por 1 x 0, graças ao gol contra de Msengi.

Os jovens angolanos deixaram a desejar em sua participação. Após uma boa reação na partida de estreia, quando empataram uma partida após saírem perdendo por 2 x 0, perderam por 2 x 1 para a Tanzânia e sucumbiram diante do Mali por sonoros 6 x 1. De qualquer forma, é válido relembrar que o torneio reuniu as oito melhores equipes do continente.

O Gabão, país anfitrião, também frustrou a torcida local ao se despedir do torneio perdendo todos os jogos e marcando somente um gol.

O grande nome do torneio até o momento vem sendo o de Eric Adyiah, ganês que marcou três gols em seu primeiro jogo, e dois no segundo.

Foto de CAF

Confira abaixo os próximos confrontos e a classificação final da 1ª fase:

24/05

Gana x Niger

Mali x Guiné-Conacri

GRUPO A

07 pontos – Gana

05 pontos – Guiné-Conacri

04 pontos – Camarões

00 ponto – Gabão

GRUPO B

07 pontos – Mali

04 pontos (Saldo 0; Gols pró +4) – Niger

04 pontos (Saldo 0; Gols pró +2) – Tanzânia

01 ponto – Angola

Jogos da 1ª fase:

Guiné 5 x 1 Gabão

Gana 4 x 0 Camarões

Mali 0 x 0 Tanzânia

Niger 2 x 2 Angola

Guiné 1 x 1 Camarões

Gana 5 x 0 Gabão

Tanzânia 2 x 1 Angola

Mali 2 x 1 Niger

Gana 0 x 0 Guiné

Camarões 1 x 0 Gabão

Mali 6 x 1 Angola

Niger 1 x 0 Tanzânia