Lisboa: Universidade recebe palestra sobre ativismo em Angola

0

Por dentro da África

No dia 7 de setembro, o Instituto Universitário de Lisboa, em Portugal, receberá o jornalista angolano Sedrick de Carvalho para um debate sobre ‘Ativismo em Angola, atuação e obstáculos aos movimentos sociais do país’. O encontro faz parte da série Ativismos em África, realizada pela instituição.

“Neste momento, as atenções estão direcionadas para as eleições (que ainda não estão definidas). Mas há também a necessidade de olhar para o pós-eleições que será mais violento com os movimentos sociais, caso seja mantido o mesmo governo”, disse Sedrick ao Por dentro da África.

 Sedrick e um grupo de ativistas angolanos passaram um ano na cadeia acusados de “alterarem a ordem pública do país”. Conheça o caso dos 15+2 aqui

Sedrick de Carvalho - Arquivo Pessoal
Sedrick de Carvalho – Arquivo Pessoal

Realizadas em 23 de agosto, as eleições angolanas indicaram João Lourenço (MPLA) como o próximo presidente do país. Após 38 anos no poder, José Eduardo dos Santos elege seu sucessor. Partidos de oposição, sociedade civil e diferentes organizações não reconhecem o resultado e apontam irregularidades mostrando que as eleições foram fraudadas.

“E este previsível aumento da repressão consiste no aumento das contestações, pois a sociedade civil tem estado mais ativa e estará ainda mais nos próximos cinco anos. Em consequência, o regime angolano reagirá como aprendeu a fazer e acha ser a melhor forma: reprimindo.”

Serviço:
Auditório Mario Murteira, Edifício 1, Piso 0
14h às 19h, Dia 7 de setembro
Endereço: Av.ª das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa