Passeio por Qunu: A cidade onde Nelson Mandela cresceu

0
  •  
  •  

Visita a Qunu - Foto: Douglas Oliveira
Visita a Qunu – Foto: Douglas Oliveira

Douglas Oliveira – Por dentro da África

Qunu, África do Sul – Mandela (1918-2013) nasceu em Mvezo, um vilarejo bem próximo a Qunu, onde o herói da luta contra o apartheid cresceu. O pai dele era chefe da tribo Tembus e queria que o  filho fosse letrado, por isso, pediu que um conhecido o levasse até a escola.

O nome verdadeiro de Nelson Mandela é ROLIHLAHLA, que, em português, seria algo como ‘encrenqueiro’. O nome Nelson foi escolhido pela professora de inglês que, logo no primeiro dia de aula, viu que seria difícil pronunciar o seu nome em xhosa. A professora branca de uma escola metodista o “batizou” de Nelson.

Quem conhece Qunu faz uma viagem no tempo… O lugar não dispõe das modernidades que estamos acostumados. Hoje, o vilarejo tem água encanada e energia, graças a uma medida política de Mandela. Quando ele era presidente (1994-1998),  o lugar passou a ter acesso a essas comodidades tão essenciais em qualquer lugar do mundo.

Veja mais: Especial sobre Nelson Mandela

A arquitetura da região é também um retorno ao passado…  São casas com telhados de palha substituídos, às vezes, por telhas de amianto ou alumínio. As ruas são de terra, e as pessoas vivem da atividade de pastoreio. Por aqui, a vida é tranquila e não existe a preocupação que, normalmente, as pessoas têm nos grandes centros urbanos.

Primo de Mandela em Qunu – Arquivo Douglas Oliveira

Andar pelas ruas Qunu é algo bucólico, e podemos até conhecer algum conhecido de Mandela! Eu, por exemplo, conheci alguém que estudou com ele na infância, um primo que nunca deixou Qunu e vive hoje de maneira pacata.

 

Douglas Oliveira é diretor de fotografia e trabalhou na África como correspondente para a imprensa brasileira 

Por dentro da África


  •  
  •