Animação nigeriana conscientiza crianças sobre a Covid-19

0
  •  
  •  

Animação nigeriana sobre o coronavírus Divulgação

Natalia da Luz, Por dentro da África

Informação e responsabilidade são ferramentas que fortalecem a conscientização sobre a Covid-19. Seguir as recomendações para conter a disseminação é um comportamento que deve ser preservado e praticado na vida em sociedade. Na Nigéria, uma animação educa as crianças e toda a família sobre o papel de cada um em meio à pandemia.

“Até agora, o feedback dos pais tem sido incrível. Alguns gravam vídeos de como seus filhos têm respondido à mensagem e participado dessa mudança de costumes”, disse ao Por dentro da África, o diretor Niyi Akinmolayan, que produziu o filme em uma semana com sua equipe de 25 profissionais do estúdio Anthill.
O diretor nigeriano Niyi Akinmolayan – Arquivo Pessoal

No país mais populoso da África (com cerca de 200 milhões de habitantes), até o dia 20 de abril, o Centro Nacional de Controle de Doenças havia contabilizado 627 casos e 21 mortes por Covid-19. Em todo o continente africano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há 22.300 casos e 1.124 mortes pela doença.

“O governo nigeriano está fazendo o possível para assegurar que a curva de contaminação seja achatada. Em relação à sensibilização em escala mais abrangente, criamos conteúdos para que as autoridades possam partilhar informações sobre a pandemia e os cuidados pessoais”, completou o diretor.

No vídeo de 90 segundos, Habeeb está decidido a ir jogar bola fora de casa até ser surpreendido pela irmã, Funke, que o lembra de como a exposição irresponsável pode afetar a sua vida e a vida das pessoas que ele ama. Além da mensagem, o filme orienta como lavar as mãos e manter a higiene para evitar a propagação do coronavírus.

Animação nigeriana sobre o coronavírus Divulgação

Niyi contou que os personagens haviam sido criados para um projeto no ano de 2018 que acabou sendo colocado na gaveta por falta de recursos. Como o trabalho ainda está em desenvolvimento, o nigeriano achou oportuno apresentar os personagens neste momento de reflexão global.

“Criamos a animação para partilhar nas mídias sociais a fim de alcançar crianças de todo o mundo. Pessoas de outros países enviaram mensagens para a nossa equipe perguntando se poderiam recriar a voz na língua oficial deles. Isso nos deixou surpresos e muito felizes”.

Veja o vídeo abaixo:

Niyi, que dirige ‘The Wedding Party 2’, comédia romântica que será lançada nesta quarta-feira (22) no Netflix, é um diretor de cinema experiente e parte do seu trabalho é dedicado à abordagem de realidades do seu país. A animação sobre a Covid-19 foi produzida em 4 das línguas nigerianas mais faladas (inglês, igbo, iorubá, hauçá), o que retrata um pouco da diversidade cultural do país que possui cerca de 250 etnias.

“Na Nigéria, quando se trata de cultura, penso que a identidade nigeriana já é um elemento vasto para contar histórias. Surpreendentemente, existem diferentes instrumentos que podem ser utilizados para projetar essa identidade. Eu gosto de retratar histórias comuns a grande maioria das pessoas ou pensamentos que merecem ser ampliados, propagados pra buscar uma conexão direta com o público”, disse Niyi, lembrando que Habeeb e Funke, personagens da animação sobre o coronavírus, fazem essa ligação.

Em todo o mundo, até hoje (20 de abril), mais de 2,4 milhões de pessoas haviam sido infectadas e 167 mil morrido. Iniciativas como a de Niyi ajudam no entendimento, na educação das pessoas que precisam rever sua forma de lidar com o outro e com o mundo.
“As pessoas estão aprendendo a apreciar pequenas coisas sobre as quais costumavam ser indiferentes. A música, cinema e manifestações artísticas têm papel importante neste momento em relação à partilha da informação e à superação das dificuldades”.
Animação nigeriana sobre o coronavírus Divulgação

Veja também em Especial Por dentro da África na Nigéria!

Nollywood: O cinema da Nigéria que criou sua própria identidade 

“Quero mostrar a espiritualidade em um filme sobre os nossos orixás”, diz diretor nigeriano 


  •  
  •