Programa de TV conta a história de três heróis da independência africana

0
121

Kwame Nkrumah - Arquivo do governo e Awake Africa

Rio – Neste episódio, o programa Nova África, exibido pela TV Brasil, conta a história de líderes africanos que motivaram multidões e contribuíram para a construção de uma identidade própria. O destino inicial do programa é Gana, o primeiro país do continente a se libertar de seus colonizadores em 1957.

O episódio destaca a importância do líder ganense considerado o responsável pela independência da nação. Kwane Nkrumah foi um libertador que sonhou com a união dos povos africanos.

Após Gana, o Nova África visitou o Senegal para mostrar a história do poeta que possibilitou a independência e governou durante 20 anos o seu país: Leopold Senghor, primeiro africano a entrar para a Academia Francesa de Letras e um dos fundadores do movimento da consciência negra mundialmente conhecido, La Négritude.

A atração revela também a história de um herói responsável pela libertação colonial de dois países: Defensor da independência de Cabo Verde e Guiné Bissau, Amílcar Cabral dedicou a sua vida à luta contra os colonizadores.

Confira o programa abaixo:

Com informações do Nova África