Zindzi Mandela, filha de Winnie e Nelson Mandela, morre aos 59 anos

0
1296
Mandela Foundation

Por dentro da África

Zindzi Mandela, filha de Nelson e Winnie Mandela, morreu aos 59 anos de idade, nesta segunda-feira (13), em um hospital de Joanesburgo. Em comunicado à imprensa, o  presidente Cyril Ramaphosa lamentou o falecimento ‘da ativista política destemida que trabalhava como embaixadora da África do Sul na Dinamarca’.

“Zindzi não será lembrada apenas como filha dos nossos heróis de luta, Tata Nelson (falecido em 2013) e Mama Winnie Mandela (falecida em 2018), mas como uma heroína de luta por direito próprio. Ela serviu bem a África do Sul”, disse Naledi Pandor, Ministra das Relações Internacionais.

Leia um trecho do comunicado da Fundação Nelson Mandela

Zindzi Mandela – Arquivo Nelson Mandela Foundation

‘Zindzi será recordada por uma vida rica e extraordinária, marcada por muitos momentos icônicos: os anos que passou banida com Mama Winnie Madikizela-Mandela na pequena cidade de Brandfort, quando, em Fevereiro de 1985, no Estádio Jabulani, leu ao mundo a rejeição por parte de Madiba da oferta do Presidente Botha de uma libertação condicional da prisão, além do seu próprio trabalho corajoso e como Embaixadora da África do Sul na Dinamarca.

Recordamo-la também como uma alma especial. Ela trabalhou com a Fundação em muitos projetos ao longo dos anos, por exemplo, com o livro ‘Fome de Liberdade’, da autora Anna Trapido. Valorizamos a sua generosidade, o seu calor e o seu sentido de humor. Foi sempre paciente em responder aos nossos pedidos de informação e outras formas de assistência. Admirávamos a sua força ao lidar com os desafios e tragédias da vida’.

Veja o Especial sobre Nelson Mandela no Por dentro da África