Adama Barrow é eleito presidente da Gâmbia

0
316
Adama Barrow – Reprodução facebook

Por dentro da África

No último dia 2 de dezembro, os eleitores de Gâmbia escolheram o novo presidente do país. A atual vitória de Adama Barrow põe fim aos 22 anos de poder de Yahya Jammeh, que chegou à presidência em 1994 como um oficial do exército após golpe militar.

Em 1965, o país se tornou independente da Inglaterra e, desde então, teve apenas dois presidentes: Dawda Jawara e Yahya Jammeh (que ficou no poder por três mandatos). No país de cerca de 1,7 milhão de habitantes, Barrow recebeu 263.515 votos, enquanto Jammeh 212.099.

De acordo com a  organização Human Rights Watch, o governo é acusado de cometer graves violações de direitos humanos, incluindo detenções arbitrárias, desaparecimentos forçados e torturas. Entre as vítimas estão jornalistas, opositores políticos e pessoas (LGBT).

Apesar das denúncias generalizadas de graves abusos cometidos pelas forças de segurança ao longo das últimas duas décadas, nenhum membro da segurança do Estado ou grupos paramilitares foram responsabilizados.

Em julho de 2015, em um ato sem precedentes, o presidente Jammeh perdoou e libertou mais de 200 prisioneiros, incluindo prisioneiros políticos. Apesar disso, muitos gambianos permanecem detidos ou temem ser ‘desaparecidos à força’.