UNICEF pede que meninas sequestradas na Nigéria sejam soltas imediatamente

2
214
Desde junho de 2013 ataques a escolas deixaram centenas de crianças nigerianas sem educação. Foto: UNICEF
Desde junho de 2013 ataques a escolas deixaram centenas de crianças nigerianas sem educação. Foto: UNICEF

Rio – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) condenou, nesta quarta-feira, o sequestro de cerca de 100 meninas (entre 12 e 17 anos) de uma escola, no nordeste da Nigéria, e pediu sua libertação imediata e incondicional.

O sequestro ocorreu horas depois de mais de 70 pessoas terem sido mortas em um ataque a bomba em uma estação de ônibus no bairro Nyanyan, perto da capital, Abuja.

“O UNICEF está profundamente preocupado com a persistente tendência de ataques a escolas na Nigéria”, afirmou o diretor regional da agência para África Ocidental e Central, Manuel Fontaine, após o sequestro das meninas em Chibok, no estado de Borno, na segunda-feira (14) à noite.

“Tais atos brutais de violência são inaceitáveis​​”, disse Fontaine. “Ataques a escolas violam o direito das crianças a aprender em um ambiente seguro, e podem roubar o futuro das crianças. Onde quer que ele ocorra, sequestro de crianças é um crime ilegal sob a lei internacional “.

O nordeste da Nigéria tem sofrido com ataques de militantes islâmicos que, no passado, tiveram com alvo civis, incluindo estudantes, religiosos, políticos, membros de instituições governamentais e cidadãos estrangeiros.

Com informações da ONU

2 COMMENTS