“Tráfico de seres humanos é a escravidão da atualidade”, afirma relatora da ONU

1
179
Tráfico de seres humanos é a escravidão dos tempos modernos, afirma relatora da ONU
Tráfico de seres humanos é a escravidão dos tempos modernos, afirma relatora da ONU

Rio – A indústria do tráfico humano fatura bilhões de dólares anualmente, levando uma grande quantidade de pessoas para uma vida degradante, de escravidão para o trabalho, para a exploração sexual e outras formas de abuso.

“Agora temos novas formas de escravidão. E o tráfico humano é parte disso. O tráfico humano é a escravidão dos tempos modernos”, afirma a relatora especial da ONU sobre o Tráfico Humano, Joy Ngozi Ezeilo.

Embora não se saiba o número exato de pessoas traficadas, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estimava em 2012 que 20,9 milhões de pessoas são vítimas de trabalho forçado globalmente, número que inclui as vítimas de tráfico de seres humanos para exploração laboral e sexual.

Até o final de 2014, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) lançará, em Viena, na Áustria, um relatório específico sobre o tráfico humano.

A Itália é o destino preferido para migrantes da África, do Leste Europeu e da Ásia que tentam fugir da pobreza e do conflito. Muitas vezes, porém, acabam vítimas de redes de tráfico internacionais.

O país tem leis de proteção de vítimas desse tipo de crime, mas sua capacidade para identificá-las é bastante limitada e, como consequência, podem acabar presas e deportadas.

A convite do governo italiano, Ezeilo visitou o país para acompanhar os procedimentos e apontar melhorias. Este vídeo mostra um pouco das histórias que ela viu e ouviu, responde como as autoridades devem combater a prática e quais são os procedimentos de proteção dessas pessoas.

Com informações da ONU 

1 COMMENT

  1. a verdade é que o povo da grande NAÇÃO AFRICANA espalhado pelo mundo é explorado de todas as maneiras e abusado estupidamente em todo mundo, neste mundo não temos uma justiça capaz de proteger o povo negro, por que a justiça que está na pauta do mundo ela é do homem branco e ela não é justiça quando se trata do povo negro ela é chamado de injustiça descaso , desinteresse .