Robert Mugabe é declarado vencedor de eleição presidencial do Zimbábue

0
145

Foto: zimbabwenewsRio – O presidente Robert Mugabe, no poder do Zimbábue desde 1980, foi declarado vencedor da eleição no primeiro turno com 61% dos votos. O seu rival e primeiro-ministro Morgan Tsvangirai, ficou com 34% dos votos das eleições realizadas na última quarta-feira.

– Eu declaro que Robert Mugabe, da Zanu-PF, obteve mais da metade dos votos na eleição presidencial e, com isso, é devidamente eleito presidente da República do Zimbábue a partir deste dia – anunciou a presidente da Comissão Eleitoral Rita Makarau, em comunicado à imprensa.

Apesar da denúncia por opositores de que as eleições teriam sido fraudulentas, a União Africana informou que a votação foi ‘livre e justa’.

Segundo Olusegun Obasanjo, ex-presidente da Nigéria e chefe da missão de monitoramento eleitoral da União Africana, houve incidentes (como a falta de transparência em conseguir acesso à lista de recenseamento eleitoral), mas nada que pudesse colocar as eleições em perigo.

Para ele, o resultado das eleições estaria ameaçado  caso os dados mostrassem que, pelo menos, 25% dos eleitores registrados não tivessem sido autorizados a votar.

Por dentro da África