Representantes da ONU querem mais mulheres em suas forças de paz

1
110

 Mariam Kakwira, Polícia Militar da Tanzânia, trabalhando em Naqoura, sul do Líbano. Foto ONU/ Pasqual GorrizRio – Representantes da Polícia das Nações Unidas destacaram nesta quinta-feira a necessidade de aumentar o número de policiais mulheres para o sucesso das missões de paz. “Precisamos ter mais policiais mulheres entre nossos boinas azuis”, disse, na sede da ONU em Nova York,  o assessor de polícia no Departamento de Operações de Paz (DPKO), Stefan Feller, onde oficiais de polícia que fazem parte de missões da ONU pelo mundo estão reunidos para tratar de questões de estratégia.

Para Feller, tão importante quanto promover a integração do gênero, já que mais mulheres são importantes para ajudar a cumprir as complexas responsabilidades das missões atuais, “é o progresso feito no sentido de assegurar que mulheres não sejam vistas apenas como vítimas, mas como provedoras de proteção e segurança.”

Hester Paneras, comandante da polícia para a Missão Conjunta da União Africana e das Nações Unidas para Darfur (UNAMID), a maior operação policial da ONU com cerca de 5 mil agentes – de um total de aproximadamente 25 mil membros na força de paz –  disse que policiais mulheres são particularmente importantes para a implementação de mandatos naquela região conturbada do Sudão, onde a proteção de civis é uma prioridade.

– Pela própria cultura, uma mulher não falará facilmente com um homem quando tiver sido estuprada ou atacada – disse Paneras, observando que, por causa do conflito, mulheres são frequentemente deixadas sozinhas.

Os funcionários lembraram que a meta estabelecida pela Polícia da ONU de ter 20% de mulheres policiais em todo o mundo em 2014, em uma iniciativa conhecida como “Esforço Global”,  precisa de mais trabalho e dedicação para ser implementada até aquela data.

Com informações da ONU 

1 COMMENT

  1. na verdade eu nunca acreditei que a ANU é uma força de paz , na verdade a ONU é uma força que serve para cobrir a mentira ou apresentar a mentira no lugar da verdade , um exemplo clássico está na REPUBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO, a ONU contribuiu para o caos e a miséria junto com a matança daqueles povos na quela parte do planeta .