ONU elogia eleição para o Congresso Geral Nacional da Líbia

0
109

Nouri Ali Busahmin Foto: Eskinder Debebe - ONURio – O enviado das Nações Unidas para a Líbia parabenizou Nouri Ali Busahmin pela sua eleição como presidente do Congresso Geral Nacional – a mais alta autoridade legislativa do país.

Tarek Mitri, representante especial do secretário-geral da ONU para a Líbia, também reiterou a disposição da ONU para continuar a cooperar e oferecer assistência técnica para o novo presidente, ao Congresso Nacional Geral e ao Governo “para apoiar a construção de instituições legítimas do Estado e a transição democrática de acordo com as prioridades nacionais da Líbia”.

A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL), chefiada por Mitri, tem apoiado os esforços do Governo e o povo da nação do norte africano para garantir o sucesso do processo de transição democrática — que está em curso desde a derrubada de Muammar al-Kadafi, há dois anos.

O Congresso foi eleito em 2012, substituindo o Conselho Nacional de Transição, que serviu como um governo provisório após a revolução pró-democracia em 2011 para derrubar Kadafi.

O seu líder anterior, Mohammad el-Magariaf, renunciou no mês passado após a promulgação de uma nova lei que proíbe qualquer pessoa que exerceu uma função de alto escalão sob o regime de Kadafi de ocupar qualquer cargo público. A lei exige que a pessoa fique afastada do governo por 10 anos.

Com informações da ONU