ONU destaca importância das cooperativas para a criação de empregos no mundo

0
195
Membros de cooperativa agrícola em Burkina Faso. Foto: Dominic Chavez/Banco Mundial
Membros de cooperativa agrícola em Burkina Faso. Foto: Dominic Chavez/Banco Mundial

Com informações da ONU

Em mensagem sobre o Dia Internacional das Cooperativas, comemorado no último sábado (2), altos funcionários da ONU destacaram a importância desse tipo de organização para a condução de um futuro sustentável e pediram aos governos em todo mundo que criem um ambiente propício para que as cooperativas prosperem e cresçam.

“As cooperativas desempenham um papel importante em muitas sociedades. Acreditamos que elas possam dar contribuições significativas para o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em termos de geração de emprego, erradicação da pobreza, redução da fome e da desigualdade”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

”É preciso que os governos criem um ambiente propício para que as cooperativas prosperem e cresçam. Vamos aproveitar o poder das cooperativas para atingirmos os ODSs e criarmos um mundo de dignidade e oportunidade para todos”, acrescentou.

Destacando estimativas da ONU, Ban disse que uma em cada seis pessoas é membro ou cliente de uma cooperativa e cerca de 2,6 milhões de cooperativas empregam 12,6 milhões de pessoas no mundo. Além disso, ativos das cooperativas valem cerca de 20 trilhões de dólares e geram cerca de 3 trilhões de dólares em receita anual.

As cooperativas agrícolas ajudam a melhorar a produtividade de pequenos produtores, facilitando o acesso a mercados, crédito, seguro e tecnologia. As cooperativas sociais podem constituir uma importante rede de segurança quando o bem público diminui ou é mínimo. No setor financeiro, essas organizações atendem mais de 857 milhões de pessoas, incluindo dezenas de milhões que vivem na pobreza.

Para Guy Ryder, diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a comemoração deste ano oferece uma oportunidade importante para realçar o excelente trabalho das cooperativas e a grande contribuição dessas organizações para o alcance dos ODS, em especial o objetivo número 8, que se refere ao trabalho digno e ao crescimento econômico.

“As cooperativas não são uma ideia nova, mas são mais relevantes do que nunca se olharmos para os desafios de desenvolvimento e para as oportunidades que o mundo enfrentará nas próximas décadas”, ressaltou Ryder.

De acordo com o diretor-geral, atualmente, há uma necessidade de se criar mais de 600 milhões de novos empregos em todo o mundo até 2030. Nesse sentido, as cooperativas, juntamente com as micro, pequenas e médias empresas, desempenham um papel fundamental na criação de empregos decentes para todos, incluindo para os jovens.

“Por essas e outras razões, a OIT reconhece o papel das cooperativas como motores do desenvolvimento sustentável e continua sendo um forte defensor do modelo de empresa cooperativa”, completou Ryder.

Em 1992, a Assembléia Geral da ONU estabeleceu, através da resolução 47/90, o Dia Internacional das Cooperativas. A data, que é comemorada anualmente no primeiro sábado de julho, foi celebrada neste ano sob o tema “Cooperativas: o poder de agir para um futuro sustentável”.