Muhammadu Buhari é o novo presidente da Nigéria

1
449
Divulgação

Por dentro da África

Rio – O candidato de oposição Muhammadu Buhari venceu as eleições presidenciais nigerianas. Mais de 69 dos 173 milhões de habitantes da Nigéria compareceram às urnas neste final de semana. Nesta terça-feira, Goodluck Jonathan, atual presidente da Nigéria desde 2010, parabenizou o rival pela vitória nas eleições.

Além da missão da União Africana, acompanharam as eleições outras equipes de observadores, especialmente da União Europeia, das Nações Unidas e da Commonwealth.

nigeria mapaNo final de 1983, Buhari, de origem fulani, foi um dos líderes do golpe de Estado contra o presidente nigeriano Shehu Shagari e foi nomeado presidente da Junta militar que comandaria o país dali em diante. Buhari governou até agosto 1985, quando foi deposto pelo general Ibrahim Babangida, que participou da derrubada de Shagari. 

Após a redemocratização do país, Buhari retornou à política e aderiu ao Congresso Progressista (APC na sigla em inglês, coligação de quatro partidos da oposição).

As eleições presidenciais estavam programadas para 14 de fevereiro, mas em 7 de fevereiro, a comissão eleitoral da Nigéria anunciou que seria adiada por seis semanas por conta da possibilidade de ataques do Boko Haram.  No sábado, residentes de Gombe disseram que, pelo menos, 11 pessoas foram mortas e duas ficaram feridas em ataques aparentemente por extremistas do Boko Haram.

Boko Haram: O que deseja o grupo terrorista que ameaça a ordem na Nigéria?  

Por dentro da África

 

1 COMMENT