Em Moçambique, secretário-geral da ONU discursa sobre metas do milênio

0
115

Ban Ki Mon em Moçambique - Foto: Eskinder Dedebe - ONU Rio – Em visita a Moçambique nesta segunda-feira, Ban Ki-moon, o secretário-geral da ONU, destacou a importância de os países intensificarem seus esforços para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) — antes do seu prazo final em 2015 — e enfatizou que países em desenvolvimento, como Moçambique, são os que mais podem se beneficiar das ações aceleradas.

Acordados pelos líderes mundiais na cúpula da ONU em 2000, os oito ODM fixaram metas específicas de redução da pobreza, acesso universal a educação básica, igualdade de gênero, saúde infantil e materna, sustentabilidade ambiental, redução de HIV/AIDS, além da criação de uma parceria global para o desenvolvimento — todos com o prazo final para 2015.

Ban reafirmou o compromisso da ONU para trabalhar com Moçambique e outros países em desenvolvimento para ajudá-los a acelerar o seu progresso. Ele também enfatizou que a agenda do desenvolvimento pós-2015 terá de ser inclusiva e tratar de questões do desenvolvimento sustentável, bem como as mudanças climáticas.

Moçambique é a primeira parada de Ban Ki-moon em uma viagem por cinco países através do continente africano. Ele irá para a República Democrática do Congo (RDC), Ruanda, Uganda e Etiópia, onde vai participar da Cúpula da União Africana.

Com informações da ONU