Angola relembra a importância de Agostinho Neto no Dia do Herói Nacional

1
6435

portal de angolaRio – Em 1975, ele se tornou o primeiro presidente de Angola após uma batalha trágica contra os colonizadores portugueses. A luta de Agostinho Neto pela independência do país deu a ele o “Prêmio Lenine da Paz” e o título de Herói Nacional, comemorado em 17 de setembro.

O dia foi instituído feriado nacional em 1980 pela então Assembleia do Povo um ano após o falecimento de Neto, em 10 de Setembro de 1979, em Moscou (Rússia), durante uma cirurgia, poucos dias antes de completar 57 anos de idade.

Nascido em 17 de setembro de 1922,  Agostinho fez parte da geração de estudantes africanos que desempenhou um papel decisivo na independência contra os portugueses. Ele foi preso pela Polícia Internacional e de Defesa do Estado (do regime Salazarista de Portugal), e deportado para Tarrafal, uma prisão política em Cabo Verde.

No exílio, Neto assumiu a direção do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), do qual já era presidente honorário desde 1962. Ele foi substituído por José Eduardo dos Santos, na presidência até hoje.

Confira o programa sobre Agostinho Neto produzido pelo Nova África

1 COMMENT