“Afrofobia”? Achille Mbembe escreve sobre xenofobia na África do Sul

2
494

xenooPor Achille Mbembe, Por dentro da África 

“Afrofobia”? “Xenofobia”? “Negro que tem preconceito contra negro”?  Como você pode conseguir hackear um “estrangeiro” sob o pretexto de que ele é muito escuro e odiado por excelência?  Ontem, eu perguntei a um taxista: “Por que eles precisam matar esses estrangeiros desta maneira?”. Sua resposta: “Porque, no Apartheid, o fogo era a única arma que os negros tinham. Nós não tínhamos munições, armas… Com o fogo, poderíamos fazer coquetéis molotov e jogá-los contra o inimigo a uma distância segura “.

Hoje em dia não há necessidade para qualquer distância mais longa. Para matar “esses estrangeiros”, precisamos estar o mais próximo possível do seu corpo que, em seguida, estará em chamas. Cada golpe abrindo uma enorme ferida que nunca poderá ser curada ou deixando tipos de cicatrizes que nunca mais se apagarão.

Veja mais: “Os sul-africanos precisam de reconciliação”, diz antropólogo 

Eu estava aqui durante o último surto de violência contra esses “estrangeiros”. A caçada atual por “estrangeiros” é o produto de uma complexa cadeia de cumplicidades. O governo sul-africano tomou, recentemente, uma posição dura sobre a imigração. Novas medidas draconianas têm sido aprovadas. Seus efeitos são devastadores para as pessoas já estabelecidas aqui legalmente. Algumas semanas atrás, eu assisti, em uma reunião de equipe “estrangeira”, na Universidade de Wits, histórias horríveis. Licença de trabalho não renovada, vistos recusados para membros da família, crianças no limbo nas escolas… Por meio de suas novas medidas anti-imigração, o governo está mudando os migrantes, anteriormente legais, para ilegais.

Cadeias de cumplicidade podem ir mais longe. Um grande negócio está em expansão em todo o continente, às vezes, reproduzindo, nesses lugares, as piores formas de racismo que eram toleradas aqui durante o Apartheid. Eu estava aqui durante o último “temporada de caça”. A diferença, desta vez, é o surgimento de rudimentos de uma “ideologia”. Temos agora a aparência de um discurso destinado a justificar as atrocidades. O discurso justificativo começa com os estereótipos usuais – eles são mais escuros do que nós; eles roubam nossos empregos; eles não nos respeitam; eles são usados ​​pelos brancos, que preferem explorá-los em vez de empregar-nos, evitando assim os requisitos da ação afirmativa. Mas o discurso é cada vez mais cruel… Ele pode ser resumido da seguinte forma: A África do Sul não tem qualquer dívida moral com a África. Evocam os anos de exílio? Não, havia menos de 30 mil sul-africanos no exílio e todos foram dispersos por todo o mundo: Gana, Etiópia, Zâmbia, e muitos mais na Rússia e na Europa Oriental! Portanto, não vamos aceitar ser moralmente chantageados pelos “estrangeiros”.

Bem, vamos fazer perguntas difíceis: Por que a África do Sul vem se transformando em um campo de morte para os africanos não nacionais (a quem temos de acrescentar os paquistaneses, e quem sabe qual será o grupo seguinte)? Por que esse país, historicamente, representava um “círculo da morte” para qualquer coisa e qualquer “africano”? Quando dizemos “África do Sul”, o que significa o termo “África” ​? Uma idéia, ou simplesmente, um acidente geográfico? Devemos começar a quantificar o que foi sacrificado por Angola, Moçambique, Zimbabwe, Namíbia, Tanzânia, Zâmbia e outros durante a luta de libertação? Quanto dinheiro que o Comitê de Libertação da Organização da Unidade Africana (OUA) deveria fornecer aos movimentos de libertação?

Quantos dólares o Estado nigeriano pagou na luta da África do Sul? Se tivéssemos que colocar um preço para as destruições infligidas pelo regime do Apartheid na economia e infra-estruturas dos Estados da linha de frente, o que/quanto seria este montante? Uma vez que tudo isto tenha sido quantificado, não devemos dar a conta para o governo do ANC que herdou o Estado sul-africano e pedir-lhe para pagar de volta o que foi gasto em nome dos pretos oprimidos na África do Sul durante longos anos? Não é nosso direito acrescentar a todas essas perdas e danos o número de pessoas mortas por exércitos durante a retaliação do Apartheid contra nossos combatentes? E o número de pessoas mutiladas, a longa cadeia de miséria e indigência sofrida em nome da nossa solidariedade com a África do Sul? Se os negros sul-africanos não querem ouvir falar de qualquer dívida moral, talvez seja hora de concordar com eles, dar-lhes a conta e pedir reparações econômicas.

Claro que todos nós vemos o absurdo dessa lógica que está transformando este país em mais um campo de morte para as pessoas mais escuras (“esses estrangeiros”). Mas não seria um absurdo, uma vez que o governo da África do Sul é incapaz de proteger aqueles que estão aqui legalmente a partir da ira de seu povo, para apelar a uma autoridade superior. A África do Sul assinou convenções internacionais, incluindo a Convenção que cria o Tribunal Penal Internacional de Haia! Alguns dos instigadores da atual “temporada de caça” são conhecidos. Alguns têm vindo fazer declarações públicas que incitem o ódio. Existe alguma maneira que poderíamos pensar em encaminhá-los para Haia? A impunidade gera impunidade e atrocidades. É o caminho mais curto para o genocídio. Se esses atores não podem ser trazidos à justiça por parte do Estado Sul-Africano, não seria hora de começar uma jurisdição superior para lidar com eles?

Finalmente, uma palavra sobre “estrangeiros” e “migrantes”.  África é o lugar onde todos nós pertencemos, não obstante a loucura de nossas fronteiras. Nenhuma quantidade de nacional-chauvinismo vai apagar isso. Nenhuma quantidade de deportações vai apagar isso. Em vez de derramar sangue negro, todos nós devemos nos certificar de reconstruir este continente e pôr fim a uma longa e dolorosa história.

O camaronês Achille Mbembe  é filósofo e cientista político. O autor permitiu a reprodução e tradução de seu artigo no Por dentro da África 

2 COMMENTS