Presidente da Namíbia vence prêmio de Excelência na Liderança Africana de 2014

0
127
Hifikepunye Pohamba, da Namíbia – Divulgação

Com informações de Mo Ibrahim Foundation

Nairóbi – O presidente da Namíbia, Hifikepunye Pohamba, venceu o Prêmio Ibrahim para a Excelência na Liderança Africana de 2014. Criado em 2007, o prêmio distingue e celebra a excelência na liderança africana, além de encorajar os dirigentes que dedicaram o seu mandato à resolução dos desafios relacionados ao desenvolvimento dos seus países, melhorando a subsistência e o bem-estar do seu povo.

Veja mais: Liberdade de imprensa na Namíbia: Presidente critica, publicamente, condições de trabalho

“Os esforços do Presidente Hifikepunye Pohamba para moldar a coesão e a reconciliação nacionais numa fase crítica da consolidação da democracia e do desenvolvimento social e económico da Namíbia impressionaram o Comité do Prémio. A sua capacidade de orientar a confiança e a segurança do seu povo é exemplar. Durante a década do seu mandato presidencial, demonstrou uma sólida e sábia liderança. Ao mesmo tempo, manteve a humildade ao longo de toda a sua presidência” – disse Salim Ahmed Salim, presidente do Comitê do Prêmio.

Salim elogiou o compromisso do presidente para com a democracia e a governação. Conforme acrescentou, “durante a década da presidência de Hifikepunye Pohamba, a reputação da Namíbia foi cimentada como uma democracia bem governada, estável e inclusiva, com uma forte liberdade de imprensa e respeito pelos direitos humanos”.

O vencedor é selecionado por um comitê composto por sete personalidades e constituído por cinco milhões de dólares pagos ao longo de dez anos e 200.000 dólares anuais vitalícios a partir de então. Hifikepunye Pohamba sucede Joaquim Chissano, Moçambique (2007), Festus Mogae, Botsuana (2008) e Pedro Pires, Cabo Verde (2011). Em 2009, 2010, 2012 e 2013, o Comité do Prémio, na sequência de uma análise aprofundada, não selecionou qualquer vencedor.

Com infomações de MO Ibrahim Foundation