Cabo Verde cria Fundo de Sustentabilidade Social para Turismo

0
210

Hotel Morabeza - Cabo Verde Praia – O governo cabo-verdiano criou o Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo, que contará com o financiamento anual de cerca de 5 milhões e 500 mil euros provenientes da taxa do turismo que começou a ser cobrada em maio.

A taxa do turismo, que corresponde a 2 euros por noite, já consta no orçamento para este ano. Segundo o diretor-geral do Turismo, Emanuel Almeida, esse fundo tem o objetivo de fomentar atividades e projetos ligados ao setor a partir do financiamento de ações de desenvolvimento e manutenção de serviços ligados ao bem-estar dos moradores e turistas.

A criação do Fundo foi publicada no Boletim Oficial de 14 de agosto. O ajustamento da mão-de-obra qualificada ao serviço do turismo será outra atribuição desse recurso, já que 10% do seu orçamento estão destinados diretamente ao Fundo do Emprego e Formação.

O Banco Central de Cabo Verde ressalta que a indústria do turismo representa 21,1% do Produto Interno Bruto (PIB) e constitui 60,8% do setor dos serviços. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o número de hóspedes nas unidades hoteleiras em Cabo Verde aumentou 23,6% no terceiro trimestre deste ano.

Com informações da PanaPress