Angola pode liderar produção de petróleo em África em 2014, diz consultoria

0
321

Exploração off shore em Angola - Divulgação Rio – Angola está a caminho de se tornar o primeiro produtor africano de petróleo já no próximo ano, ultrapassando a Nigéria, de acordo com a consultora Energy Aspects, citada pelo Financial Times.

De acordo com o analista-chefe para a área do petróleo da Energy Aspects, Amrita Sen, “a produção angolana tem vindo lentamente a subir devido às novas explorações, enquanto a produção da Nigéria tem caído devido a roubos de petróleo e a interrupções no fornecimento, o que levou a produção nigeriana de 2,2 milhões de barris por dia, em 2012, para menos de 1,9 milhões atualmente”.

Segundo a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEC, na sigla em inglês), em maio, a Nigéria produziu 1,676 milhões de barris diários, enquanto Angola chegou aos 1,730. Em abril, a Nigéria voltou à liderança, mas por pouco: 1,727 contra 1,711 milhões por dia.

– Angola pode destronar a liderança da Nigéria no futuro próximo se a situação nigeriana não melhorar. A razão não é necessariamente porque Angola vai aumentar a produção significativamente – aliás, os dados recentes até são algo dececionantes – mas sim porque a produção nigeriana está caindo. Angola ainda não tem capacidade para produzir mais que a Nigéria, atualmente”, acrescentou o especialista.

O roubo de petróleo na Nigéria é um problema sério para as autoridades, que estimam perder cerca de 6 mil milhões de dólares em receitas anuais, e têm ainda de lidar com os incêndios, explosões e prejuízos ambientais que surgem quando os ladrões tentam furar os ‘pipelines’ para removerem o petróleo que depois é vendido no mercado negro.

Com informações da Agência Sapo