Iniciativa preserva a vida de rinocerontes na África do Sul

0
861

Captura de tela 2016-02-01 às 23.46.59Ativistas do Rhino Rescue Project tiveram a ideia de colorir de rosa os chifres dos rinocerontes na Sabi Sand Game Reserve, uma das reservas particulares vizinha ao Kruger National Park, na África do Sul. Desta forma, os chifres ficam inutilizáveis para caçadores. Apesar de ser inofensiva para os rinocerontes, a substância é nociva para os homens.

Por conta da eficácia, o método está sendo implementado em outros refúgios de vida selvagem. Desde 2011, menos de 2% de mais de 100 rinocerontes que foram pintados com a mistura foram caçados. O corante é aplicado dentro do chifre do animal, porém aparece em scanners de aeroporto, mesmo se o chifre for moído em um pó, tornando muito fácil o reconhecimento de caçadores furtivos.

Um jogo pela preservação: Yao Ming luta contra o massacre de rinocerontes

Diferente dos dentes ou presas de elefantes, os chifres de rinocerontes não são de marfim. Eles são de queratina, praticamente iguais as unhas humanas. A estrutura tubular de um chifre de rinoceronte permite que o corante seja injetado sob alta pressão, se espalhando e permanecendo ali por cerca de três ou quatro anos. Após esse período, o animal recebe a solução química novamente.

Saiba mais sobre a causa aqui