Mazembe é penta na Liga dos Campeões da África

0
98

Mazembe – Foto: FIFA – Divulgação

Por André Carlos Zorzi, Por dentro da África

Mazembe, da República Democrática do Congo, sagrou-se campeão continental pela 5ª vez ao superar o Union Sportive Médina d’Alger na final da Liga dos Campeões da África neste domingo.

O torneio de clubes é o mais importante do continente e teve início em fevereiro, contando com 57 equipes de 44 países diferentes. Mesmo podendo até mesmo perder a partida pelo placar mínimo, uma vez que já havia saído vitorioso no jogo de ida por 2 x 1 fora de casa, o Mazembe repetiu a dose e venceu por 2 x 0.

Apesar da vontade de sair à frente, os congoleses evitavam se expor defensivamente, aproveitando a vantagem construída na primeira partida, o que levou o tempo inicial a acabar sem gols. Só aos 30’ da etapa final que o placar foi inaugurado, graças a um pênalti cometido pelo capitão argelino

Farouk sobre Assalé, convertido por Samatta, que chutou no meio do gol. O golpe final veio aos 48’, quando a equipe argelina se lançou deseperadamente ao ataque, deixando apenas o goleiro em seu campo de defesa. A bola sobrou para Samatta antes da linha de meio de campo, que saiu em disparada até entrar na área adversária, livre de marcação, e tocar para Assalé fechar o placar no último lance da partida.

Com a conquista, o Mazembe ganhou o direito de disputar o Mundial de Clubes da FIFA ao final do ano, onde poderá enfrentar o River Plate e o Barcelona, além de um prêmio de 1,5 Milhão de dólares, U$500 mil a mais que os vice-campeões.

Entre os destaques da equipe no torneio estão Samatta, centro-avante tanzaniano que foi artilheiro do torneio, com sete gols, o meia ganês Solomon Asante, o atacante marfinense Assalé, reserva de luxo que marcou seis gols, o meia zambiano Kalaba, que foi expulso no jogo de ida e por isso não disputou a última partida, o zagueiro-capitão Kimwaki, e o lendário goleiro Kidiaba, ambos do Congo-Kinshasa.

Confira abaixo a campanha completa da equipe ao longo da competição:

1ª Fase

Mamelodi Sundowns 1 x 0 Mazembe

Mazembe 3 x 1 Mamelodi Sundowns (África do Sul)

2ª Fase

Stade Malien 2 x 2 Mazembe

Mazembe 2 x 1 Stade Malien (Mali)

Fase de Grupos

Mazembe 0 x 0 Al Hilal (Sudão)

Moghreb Tétouan 0 x 0 Mazembe

Smouha 0 x 2 Mazembe

Mazembe 1 x 0 Smouha (Egito)

Al Hilal 1 x 0 Mazembe

Mazembe 5 x 0 Moghreb Tétouan (Marrocos)

Semi Final

Al Merrikh 2 x 1 Mazembe

Mazembe 3 x 0 Al Merrikh (Sudão)

Final

USM Alger 1 x 2 Mazembe

Mazembe 2 x 0 USM Alger (Argélia)