Luta contra a corrupção em Angola: Rafael Marques recebe ‘Prêmio Democracia’

0
264
National Endowment for Democracy – Rafael Marques

Por dentro da África

O jornalista e ativista angolano Rafael Marques recebeu, nesta quarta-feira (7 de junho), em Washington, nos Estados Unidos, o Prêmio Democracia 2017 (Democracy Award) do National Endowment for Democracy. Fundador do Maka Angola, site que denuncia abusos e violações de direitos humanos no país, o ativista foi o único homenageado do continente africano.

Também receberam a homenagem os ativistas Khalil Parsa, do Afeganistão; Claudia Escobar, Guatemala; Cynthia Gabriel, da Malásia e Denys Bihus, da Ucrânia. A cerimônia teve a participação do presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Paul Ryan, e da líder dos democratas no mesmo órgão, Nancy Pelosi.

Rafael Marques (Angola), Cynthia Gabriel (Malásia), Carl Gershman (presidente do National Endowment for Democracy), Ben Cardin (senador democrata), Khalil Parsa (Afeganistão), Denys Bihus (Ucrânia), Claudia Escobar (Guatemala)

O National Endowment for Democracy foi criado há 34 anos com financiamento do Estado americano. Presente em 90 países, ele tem com objetivo promover instituições democráticas em todo o mundo.

Leia a entrevista com Rafael Marques para o Por dentro da África

Em defesa da democracia, Rafael Marques passou a colecionar acusações e perseguições. A coragem de denunciar abusos por parte do governo e empresas levou o jornalista para a cadeia, mas ele não se calou. Em sua trajetória de luta pela dignidade de seus conterrâneos, o ativista criou o Maka Angola, que expõe denúncias de violações de direitos humanos e corrupção em seu país.

No total, há 15 acusações criminais de difamação apresentadas contra o ativista a fim de silenciar suas denúncias contra o governo, principalmente contra o presidente que está no poder há quase 37 anos. José Eduardo dos Santos também é o presidente do Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA), partido que comanda Angola desde a independência, em 1975.

Assista ao vídeo abaixo: