“É proibido falar em Angola”: Rafael Marques participará de debate no Rio

0
70

publicaCom informações da Casa Pública

A Casa Pública promove no dia 15 de outubro um encontro com Rafael Marques de Morais, jornalista investigativo. Em entrevista ao vivo, o fundador do Maka Angola, site que denuncia casos de corrupção e violações de direitos humanos no país africano, vai compartilhar as suas experiências e falar sobre a presença de empresas brasileiras no país. A Odebrecht é a maior empregadora privada de Angola e mantém uma profunda ligação com o governo de José Eduardo dos Santos, que está no poder há 37 anos.

O evento faz parte da série “Conversas Públicas”, entrevistas ao vivo e transmitidas por live streaming com grandes jornalistas sobre temas relevantes do momento. O público presente na Casa Pública também participa, fazendo perguntas.

A Conversa tem apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), das organizações Conectas e Business and Human Rights Center, que trabalha em defesa dos direitos humanos. Também apoiam os grupos acadêmicos Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Relações Internacionais (Lieri) da UFRRJ e o Observatório dos Países de Língua Oficial Portuguesa (Oplop), da UFF.

Saiba mais sobre a nossa série dos ativistas angolanos: o caso 15+2

A entrevista será comandada por Natalia Viana, codiretora da Agência Pública, que produziu uma série de reportagens em Angola em 2015. Fernando Molica, diretor da ABRAJI, ajudará também a direcionar o papo fazendo a curadoria das perguntas do público.

Antes da entrevista, será exibido o filme “É Proibido Falar em Angola”, com a presença das diretoras Eliza Capai e Natalia Viana.

No mesmo dia será inaugurada a exposição “Moçambique, Estamos Juntos”, fruto de uma reportagem investigativa feita por Marina Amaral, codiretora da Pública, e pelo fotógrafo Alexandre Campbell sobre o impacto das empresas brasileiras em Moçambique. A reportagem faz parte do Especial África e a exposição, que poderá ser visitada pelos próximos meses, tem curadoria de Tina Leme Scott.

 

Programação

15h- Exibição do filme “É proibido falar em Angola”

16h- Entrevista ao vivo com Rafael Marques de Morais

17h- Happy hour e inauguração da exposição “Moçambique Estamos Juntos”, de Alexandre Campbell

Entrada gratuita

Casa Pública – Rua Dona Mariana, 81 – Botafogo – Rio de Janeiro

Confirme presença no evento: https://www.facebook.com/events/1108199029234773/