Luta pela igualdade: 48 anos sem Martin Luther King

0
864

kingMartin Luther King Jr foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo. Hoje, o mundo lembra os 48 anos da morte do ativista assinado com um tiro de rifle em um hotel em Memphis.

Em 8 de agosto de 1963, a “Marcha sobre Washington”, que reuniu mais de 250 mil pessoas, deu força ao movimento dos direitos civis. Ao final da passeata, King fez um dos seus discursos mais famosos.

51 anos de Selma, a marcha contra o racismo

Em 14 de outubro de 1964 King, recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo o combate à desigualdade racial. Nos próximos anos que antecederam a sua morte, ele expandiu seu foco para incluir a pobreza e a Guerra do Vietnã, com um discurso de 1967 intitulado “Além do Vietnã”. Em 4 de abril de 1968, King foi assassinado deixando um legado de luta contra a segregação racial inspirando movimentos do mundo inteiro.

Rosa Parks: a rosa negra norte-americana 

“Se o pior na vida americana se escondia nas ruas escuras [de Selma], o melhor dos instintos americanos surgiu apaixonadamente de todo o país para superá-lo.” – Dr. Martin Luther King, Jr., 25 março de 1965

“Eu tenho um sonho que um dia essa nação levantar-se-á e viverá o verdadeiro significado da sua crença: “Consideramos essas verdades como auto-evidentes que todos os homens são criados iguais”, disse Luther King em discurso emocionado.