Universidade Federal do ABC recebe ciclo de palestras sobre relações Sul-Sul

0
59

BandungRio – Por meio de debates organizados pela Universidade Federal do ABC (São Paulo), o “O Brasil na Mira do Novo Bandung” é um projeto que aborda as novas relações Sul-Sul e os desafios para o Brasil. No próximo 16 de abril, haverá um encontro com pesquisadores sobre o tema “De Bandung a Durban: Olhares sobre a III Conferência Mundial sobre o Racismo”.

O grupo de Estudos Novo Bandung foi fundado em abril de 2013 na Universidade Federal do ABC (UFABC) com o intuito de promover pesquisas e debates sobre a emergência do Sul no sistema mundial e os desafios para a sociedade brasileira.

Entende-se como Novo Bandung a recente reaproximação dos países do Sul e a retomada de iniciativas próprias na construção de uma ordem mundial justa, soberana e pacífica. Esta reaproximação apresenta desafios inéditos para a sociedade brasileira, pelo fato de o país ter sustentado uma participação ativa e assumido funções de liderança.

O grupo mantém vínculos com redes de instituições e pesquisadores na África, Ásia, América Latina e Caribe. Em particular, participa ativamente da Agrarian South Network, rede Sul-Sul com sede no Zimbábue (no Instituto Africano de Estudos Agrários) que apoiou a formação do grupo e esteve presente em seu seminário inaugural, sobre “Novos Diálogos Sul-Sul”, em novembro de 2013.

Serviço: O debate será realizado às 16h do dia 16 de abril no Auditório do Bloco Beta, Campus SBC. O endereço fica na Rua São Paulo, Jardim Antares, São Paulo.

Para informações e inscrições, acesse aqui

Com informações da UFABC