TV Brasil apresenta série de documentários sobre o continente africano

0
60

Gana – Registro da leitora Naiara Cremasco

Com informações da TV Brasil

Rio – No mês da Consciência Negra, a TV Brasil estreia neste sábado (01), às 22h30, Mama África, uma série de 29 documentários internacionais sobre o continente africano. Inéditas na televisão brasileira, as produções de países como Congo, Nigéria, Senegal e França abordam temas cotidianos e trazem histórias de vida emocionantes de uma África desconhecida.

Na estreia da sessão, a emissora pública apresenta o documentário “Antes do Horizonte” que revela o drama de emigrantes senegaleses rumo à Europa. Dirigido pelo cineasta francês Tomas Bozzato, o filme destaca a rotina dos moradores de uma vila de pescadores em Dakar, capital do país.

Sinopse do primeiro documentário

Entre os anos de 2006 e 2011, centenas de homens partiram da praia de Thiaroye-sur-Mer nos arredores de Dakar com o objetivo de chegar a Europa a bordo de canoas de pesca.

Cena de “Antes do Horizonte” (Foto:Divulgação)

Para realizar o documentário “Antes do Horizonte”, o diretor Tomas Bozzato instalou nessa praia um “Escritório Móvel” para recolher depoimentos sobre os pescadores que partiram, mas não chegaram aos seus destinos. O cineasta buscava esclarecer algumas questões. O que se vive nessas tentativas de cruzamento? Como analisar as situações atuais? Como enxergar o futuro?

A pressão econômica e social está presente nas histórias dos moradores e ao redor de toda essa praia onde os moradores estão bloqueados. O filme aborda a história dessas pessoas, o mar, as canoas e a vida de uma vila de pescadores, situada na península do Cabo Verde.

Ficha Técnica
Título original: Avant l’horizon. País de origem: França. Ano: 2011. Gênero: documentário. Direção: Tomas Bozzato. Duração: 52 min. Classificação Indicativa: Livre.

Serviço
TV Brasil
Série Mama África com 29 documentários
Estreia dia 01 de novembro, às 22h30
Classificação indicativa: Livre

Com informações da TV Brasil