Seção teses e monografias: As escolas comunitárias de Luanda

1
163

Foto da pesquisa – Carolina Mendes

Por dentro da África

Tema: As escolas comunitárias de Luanda – Um contributo para o desenvolvimento sustentável da escolarização em Angola

Instituição: Universidade de Lisboa

Aluno: Carolina Mendes

Este estudo foi desenhado no sentido de conhecer as dinâmicas de ação da Associação das Escolas Comunitárias (AEC), uma ONG angolana, e perceber qual o seu contributo para o desenvolvimento sustentável da escolarização em comunidades mais carentes, ao desenvolver uma resposta educativa complementar à do Estado.

O quadro conceitual alicerça-se em três grandes dimensões de análise que sustentam este estudo: a primeira contextualiza o estudo a nível internacional, referindo as políticas educativas, a globalização e a década da educação para o desenvolvimento sustentável; a segunda, a nível nacional, refere as políticas educativas nacionais e a atual intenção de descentralização e desconcentração por parte da tutela; a terceira dimensão define e caracteriza o foco do estudo onde as dinâmicas de ação da AEC, influenciadas por políticas internacionais e nacionais, se estruturam numa resposta educativa sustentável, com base na iniciativa comunitária, solidária e organizada em rede.

Perante a insustentabilidade da educação pública em Angola, este estudo indica que a resposta educativa complementar da AEC que se desenvolve na periferia de Luanda, caracteriza-se pelas ações político-sociais de boa governança, apresentando-se como um contributo credível para o desenvolvimento sustentável da escolarização de base em Angola.

Os resultados desta investigação interessam aos políticos angolanos, às ONG nacionais e internacionais, aos que desenvolvem investigação na área da Administração e Gestão Educacional, aos docentes, formadores, discentes e formandos que se preocupam com a educação que é desenvolvida, atualmente, em Angola. É um estudo que foca uma problemática atual e que reflete as iniciativas educativas de uma comunidade ativa e, devidamente organizada.

Leia a pesquisa na íntegra aqui

Os estudos publicados pelo veículo Por dentro da África são voluntariamente cedidos pelos próprios pesquisadores na intenção de disseminar o conhecimento sobre muitos aspectos do continente africano

Por dentro da África


1 COMMENT