São Paulo: Universidade realizará XI Semana Acadêmica Africana

0
65

Captura de tela 2015-04-19 às 18.50.00Com informações da Universidade de São Carlos

Rio – De 5 a 30 de maio, a Universidade de São Carlos, localizada no interior de São Paulo, receberá a XI Semana Acadêmica Africana – Construção da Identidade africana e afro-brasileira.

No âmbito de acordo de cooperação técnico-cultural que o Brasil, desde os anos 70, mantém com alguns países do continente africano, o município de São Carlos historicamente vem recebendo, através de suas duas Universidades públicas – a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) –, estudantes oriundos de países da África no quadro do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e Programa Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), que são formados nas diferentes áreas de conhecimento.

O encontro desses estudantes vindos de diferentes países africanos fez surgir interesse em organizar um evento acadêmico-cultural junto às referidas universidades e, também, junto à comunidade, visando apresentar o continente africano e a diversidade étnico-cultural do seu povo, que em alguns casos é percebido de forma homogêneo. Foi, então, nessa perspectiva de apresentar outra face do continente, que esses alunos fundaram a Comunidade Acadêmica Africana de São Carlos (CAASCar), escolhendo o mês de maio para realizar suas atividades acadêmicas e culturais dentro e fora das universidades.

A Semana Acadêmica Africana

Como o intuito do evento não é apenas comemorar o valor histórico da data (25 DE MAIO), mas, antes de tudo, compartilhar a riqueza cultural da África com a sociedade brasileira, em especial a cidade de São Carlos e região, os estudantes e convidados oferecem diversas atividades culturais, palestras e conferências durante a Semana acadêmica Africana.

As atividades ocorrem no Sesc São Carlos, na Biblioteca Comunitária da UFSCar, Paço Municipal, Teatro Florestan Fernandes e no Sítio Chaparral.

Sesc São Carlos
Dia 05/05 às 20h – Oficina de Gastronomia com Lili Pontita
Dia 08 às 19h – Desfile de Trajes africanos com Ozias Japhette
Dia 08 às 20h – Show com Yzalú e Oficina de tranças

Saguão da Reitoria – UFSCar
Dias 11 à 30 – Exposição: ID Africana

Quadras da UFSCar
Campeonato de Futebol ( F/M) – Quadras da UFSCar

Paço Municipal de São Carlos – SP
Dia 25 às 19h – Abertura Oficial das Atividades Acadêmicas

Teatro Florestan Fernandes na UFSCar
Dia 27 às 19h – CineUFSCAR

Auditório III da BCO na UFScar
Dia 28 às 16h – Palestra: Racismo e sistema de educação superior no Brasil
Dia 29 às 17h – Apresentação de Trabalhos Acadêmicos

Sitio Chaparral, SP-310 – São Carlos/SP
Dia 30 às 23h – FESTA D’AFRICA

Para mais informações, clique aqui