São Paulo recebe exposição formada integralmente por fotógrafos negros

0
106

Com informações da Afrotometria

A partir do dia 26 de outubro, São Paulo receberá a FOTOPRETA, primeira exposição fotográfica coletiva formada integralmente por fotógrafos negros. A mostra totalmente independente reúne trabalhos de diferentes gerações da fotografia paulista, celebrando os novos artistas e homenageando antigos.

Historicamente, homens negros e mulheres negras sempre sofreram com a desvalorização de suas potências, e acreditem, na fotografia, essa realidade não é diferente. Quantos fotógrafos negros você conhece? Quantas fotógrafas negras você conhece? Onde estão negros e negras na fotografia?

Corpos negros sempre foram apresentados em imagens, ao longo da história do Brasil. As primeiras imagens traziam homens e mulheres africanas na condição de produtos de venda para escravização. De lá pra cá, imagens de marginalização, hiper sexualização, demonização entre outras violências simbólicas ilustraram e criaram imaginários sobre negros e negras. Quando se valorizou as criações negras, produzidas a partir de olhares negros? O quão poderoso é ver o povo negro recontar e reconstruir sua história a partir da fotografia? Essas são algumas das questões que dão propósito à exposição.

Saiba mais aqui

Serviço:
Curadoria: Afrotometria
Abertura da exposição – 26 de outubro – 19h
Exposição até o dia 8 de novembro
Casa Elefante
Rua Cesário Mota Junior, 277 Sobreloja
Vila Buarque – São Paulo