São Paulo recebe debate sobre Frantz Fanon

0
114

Frantz Fanon - Divulgação
Frantz Fanon – Divulgação

No dia 11 de maio, o Al Janiah, em São Paulo, realizará um debate sobre Frantz Fanon seguido do lançamento do livro ‘Frantz Fanon – Um revolucionário, particularmente negro’. Há mais de cinco décadas de seu falecimento, Frantz Fanon, publicado em diversos países e analisado por destacados estudiosos do pensamento crítico contemporâneo, é um dos intelectuais negros mais importantes do século XX, que atuou como psiquiatra, filósofo, cientista social e militante anti-colonial.

Sua obra influenciou movimentos políticos e teóricos em todo o mundo e suas reflexões seguem reverberando em nossos dias como referência obrigatória em diversos campos de estudo. Por isso, em Frantz Fanon – Um revolucionário, particularmente negro, Deivison Mendes Faustino apresenta a trajetória política e teórica de Fanon desde a sua infância na Martinica até a sua participação nos movimentos de libertação na África.

O evento contará com debate sobre o livro com o professor Dennis de Oliveira e com o autor Deivison Mendes Faustino. Haverá também intervenção musical do Conde Favela Sexteto.

Deivison Mendes Faustino possui doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. É também professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista, onde também atua como pesquisador do Núcleo Reflexos de Palmares e do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros – NEAB da UNIFESP.

Dennis de Oliveira é professor do curso de Jornalismo da ECA-USP e do Programa de Pós Graduação em Integração da América Latina (Prolam). Também é professor do Programa de Pós Graduação em Mudança Social e Participação Política da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Formado no ABC paulista, o Conde Favela Sexteto apresenta um desenvolvimento atual de jazz, que passa pelas vertentes do hardbop, freejazz ao sambajazz. O seleto repertório prioriza temas que narram a história do gênero, que passa pelo contexto de 1964 a 1970, no Brasil e nos Estados Unidos; além de temas autorais.

Serviço:
11|05 (sexta-feira) às 19h30
Al Janiah – Rua Rui Barbosa, 269 – Bela Vista – São Paulo
Saiba mais aqui