Salvador receberá seminário “O teatro na cena racial”

0
175
O Filho Pródigo, de Lúcio Cardoso - Ruth (Aíla) - Abdias Nascimento ( O Pai ). Rio de Janeiro, Teatro Ginástico,1947
O Filho Pródigo, de Lúcio Cardoso – Ruth (Aíla) – Abdias Nascimento ( O Pai ).
Rio de Janeiro, Teatro Ginástico,1947

Com informações da Secretaria de Igualdade Racial

O Teatro Experimental do Negro (TEN), criado na década de 40 pelo ativista Abdias Nascimento, será o pano de fundo das discussões do seminário “O teatro na cena racial”, que acontece nesta sexta-feira (15), às 14 horas, no Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, em Salvador.

Durante o encontro, serão debatidas as ideias do movimento teatral que tinha como objetivo fomentar uma nova dramaturgia, à época, a ser utilizada como estratégia de exposição dos anseios das comunidades negras e valorização dos artistas negros. O Teatro Experimental do Negro foi uma iniciativa pioneira, também na tentativa de influenciar a produção de novos textos, surgimento de novos teatrólogos e grupos capazes de garantir a representatividade do povo negro, maioria populacional no país.

Vinculado à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), o Centro de Referência fica localizado na Avenida 7 de Setembro, nº 282, Edifício Brasil Gás (Mesmo prédio da Fundação Pedro Calmon). Além de recepcionar e acompanhar denúncias de violência racial e religiosa, o equipamento possui biblioteca especializada e promove atividades de formação periódicas, gratuitamente.

 

Serviço

 

O quê: Seminário “O teatro na cena racial”.
Quando: Sexta-feira (15/04/2016), às 14hs.


Onde:
Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela.

Edf. Brasilgas, 282, Av. 7 de Setembro (Mesmo prédio da Fundação Pedro Calmon) – Centro – Salvador/BA.


Mais informações:
(71) 3117-7448/7438 – cr.racismo@sepromi.ba.gov.br.

*Evento gratuito com fornecimento de certificado.