Rio de Janeiro: Universidade exibirá filmes sobre mulheres negras

0
94

Divulgação

Com informações do cineclube FGV

No dia 28 de setembro, o cineclube FGV, no Rio de Janeiro, fará uma edição especial sobre filmes que falam sobre mulheres negras importantes para o cenário da resistência anti-racista do Brasil, e dirigidos por mulheres negras que trazem essa representação para as telas de cinema. São eles:

– Em busca de Lélia (2017), 15′, dir.: Beatriz Vieirah
Sinopse: “Lélia Gonzalez. Seguindo os passos desse nome, começo a busca pela minha ancestralidade e por retratá-la. Professora e antropóloga, mulher à frente do seu tempo, protagonista na militância junto ao Movimento Negro nos anos 1970/1980, período no qual percorreu diversas cidades e países -, sempre afirmando sua identidade e denunciando o mito da democracia racial. Um símbolo de resistência e da luta pelos direitos de indígenas, negros e mulheres. Os afetos de Lélia me guiam por toda caminhada.”

– Tia Ciata (2017), 26′, dir.: Mariana Campos e Raquel Beatriz
Sinopse: O curta-metragem TIA CIATA aborda o protagonismo feminino negro sob a ótica da personagem popular Tia Ciata, uma mulher de suma importância para a história e cultura brasileira, referência na construção da identidade nacional.

Após a sessão, haverá debate com as diretoras do filme Tia Ciata, contando também com a presença de algumas das entrevistadas do filme!

Serviço:
Local: Edifício Sede – Fundação Getulio Vargas
Sala 1333
Praia de Botafogo, 190, Botafogo, Rio de Janeiro
Horário: 18h30

Saiba mais aqui