Rio de Janeiro receberá 8º Encontro de Cinema Negro

1
88

foto filme1
Foto do filme RUN – da Costa do Marfim

Rio – Entre os dias 27 de maio e 3 de junho, o Rio de Janeiro receberá o 8º Encontro de Cinema Negro, com exibição de 33 filmes de cineastas negros brasileiros, e outros 30 filmes africanos e da diáspora, oriundos dos Estados Unidos, Caribe, Europa e África. Entre os destaques internacionais estão os documentários e ficções ganhadores do último FESPACO – Festival Panafricano de Cinema de Ouagadougou/Burkina Faso, o mais importante do continente africano, e filmes que também chamaram a atenção em outros grandes festivais.

O encontro que, no último ano, recebeu como adendo o nome de seu criador ZÓZIMO BULBUL, falecido em 2013, atesta o notável crescimento de jovens realizadores negros através de curtas, médias e três longa-metragens lançados a partir de 2014.

Serão 13 cineastas convidados internacionais de diversas regiões da África como Mali, Senegal, Etiópia, Guiné Conakry e Nigéria, como dos Estados Unidos, Inglaterra e Cuba. Os mais notórios são, Cheik Fantamadi (Guiné Conakry), Cheick Omar Sissoko, ex-ministro da Cultura do Mali, Mamadou Sisse (Mali), Hernon Haile (Etiópia), Andrew Dosomuno (Nigéria), Yoruba Richen (EUA), Rachel Perkins (EUA) e Talibah Newman (EUA). Conforme Biza Viana, diretora geral do Festival, seguindo sua tradição, o Encontro este ano tem como homenageado o cinema negro norte americano e o ator Grande Otelo que faria 100 anos em 2015.

São patrocinadores do 8o Encontro – BNDES, Correios do Brasil e Prefeitura do Rio de Janeiro.

Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro

End. Praça Floriano, número 7 / Cinelândia

Capacidade: 550 lugares

R$ 4,00 / R$ 2,00 (meia)

Formas de pagamento: dinheiro e cartões de debito

 

Biblioteca Parque Estadual

End. Avenida Presidente Vargas, 1261 / Centro

Telefone: 2332 7225

Filmes e debates no Auditório da Biblioteca

Capacidade 90 lugares

Entrada Franca

 

MAR – Museu de Arte do Rio

End. Praça Mauá, 5 / Centro

Telefone: 3031 2741

Filmes e debates no Auditório – 5º andar

Capacidade: 103 lugares

Entrada Franca

Acompanhe aqui


1 COMMENT