Rio de Janeiro recebe seminário “Olhares sobre o Cinema de África e da Afrodiáspora”

0
70

pucA Associação de Antigos Alunos da PUC-Rio (AaA) em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (NIREMA) e com o Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE) convidam para o Seminário “Olhares sobre o Cinema de África e da Afrodiáspora”.

A intenção do encontro é auxiliar a reverter o quadro de invisibilização das produções cinematográficas africanas e afrodiaspóricas no Brasil, colaborando assim com o combate ao racismo no país.

O seminário reunirá realizadores, pesquisadores, estudantes e amantes do cinema de um modo geral, para assistir, debater e refletir sobre a produção e veiculação do cinema negro contemporâneo.

No âmbito nacional, privilegiou-se dar visibilidade às recentes produções de mulheres, às experiências de cineclubistas e à formação de acervos audiovisuais negros. No âmbito internacional, o destaque é para o cinema de Moçambique com a presença de dois de seus realizadores e para o debate das questões contemporâneas envolvendo a realização de filmes no continente africano e no Caribe, além da veiculação de filmes inéditos no Brasil da série Afripedia.

Durante os dois dias de evento, haverá no espaço AfroPilotis uma exposição sobre a história do cinema negro e projeções da produção audiovisual africana e afrodiaspórica.

Saiba mais aqui