Rio de Janeiro recebe palestra sobre a presença africana no continente americano

0
77

Captura de tela 2015-07-05 às 15.01.34Com informações da UFRJ

Rio – No próximo dia 8 de julho, a Universidade Federal do Rio de Janeiro receberá a palestra “La presencia africana en las Americas como una historia de inmigración” que será ministrada pelo professor José Moya da Columbia University. José Moya escreve sobre migração global, gênero e trabalho e trabalha no Departamento de História do Barnard College, Diretor do Barnard Forum on Migration e do Instituto de Estudos Latino-Americanos. Ele tem escrito sobre migração global, gênero e trabalho.

A presença africana nas Américas é automaticamente associada à escravidão. Os nove milhões de africanos que chegaram às Américas entre 1492 e 1800 triplicaram o número de imigrantes europeus durante o período. Mais de dois milhões chegaram após a suposta abolição da escravatura declarada pelo governo britânico em 1807. Hoje, o número de afro-descendentes nas Américas é estimado em 180 milhões e representa a maioria da população em quase vinte países.

Serviço:

8 de julho (quarta-feira), às 19 hs, na sala 140 na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Endereço: Campus da Praia Vermelha – Av. Pasteur, 250 fundos.

Saiba mais aqui