Rio de Janeiro recebe Fórum Itinerante de Cinema Negro

0
63

capa ficineNo dia 16 de maio, começa o segundo ano das sessões do FICINE – Fórum Itinerante de Cinema Negro na Cinemaison, no Rio de Janeiro. Criado em 2013, o FICINE busca conectar iniciativas, divulgar e estimular redes de circulação/exibição. Nos últimos três anos, o Fórum realizou atividades em Burkina Faso, Moçambique, Cabo Verde, Cuba e em alguns estados brasileiros, chegando agora à cidade do Rio de Janeiro através desta parceria com a Cinemateca da Maison de France.

O programa das sessões FICINE no Cinemaison é composto por filmes africanos e afrodiaspóricos disponíveis no catálogo de filmes da Cinemateca. Após a projeção acontecem sempre um debate com o propósito de apresentar para o público questões referentes ao contexto de produção e recepção das obras, informações sobre as cinematografias dos realizadores e realizadoras, assim como aprofundar reflexões sobre as dimensões estéticas e narrativas dos filmes assistidos.

Para a primeira sessão de 2017, teremos a projeção de “Nossa Estrangeira” (2010) da diretora franco-burkinabé Sarah Bouyain, filme que aborda questões contemporâneas acerca da identidade africana na relação com a diáspora através da história de duas mulheres burkinabés. Mestiçagem, imigração, maternidade, solidão entrelaçam os destinos das protagonistas neste longa-metragem ganhador de prêmios no Festival de Veneza (2010) e no Fespaco, Festival Pan-africano de Cinema e Televisão de Ouagadougou (2011).

O debate após a sessão terá como tema a participação das mulheres de África e diáspora na realização de filmes tomando como ponto de partida o filme de Bouyain. A discussão será mediada por Janaína Oliveira, idealizadora e coordenadora do Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE – www.ficine.org), e contará com as presenças de Francine Barbosa, roteirista e educadora, e de Samantha Brasil, pesquisadora e crítica de cinema, curadora do “Cineclube Delas” e cofundadora das “Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema”.

Saiba mais aqui
Avenida Presidente Antônio Carlos n°58 – Centro