Intercâmbio cultural: Rio de Janeiro recebe Festival de Teatro da Língua Portuguesa

0
64

Espetáculo Amêsa, de AngolaRio – Começou nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, a 5ª edição do FESTLIP (Festival de Teatro da Língua Portuguesa) com produções de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, Guiné-Bissau e Timor Leste.

Todos os anos, o evento homenageia uma personalidade que influencia o teatro da língua portuguesa. Nesta 5ª edição, o reconhecimento vai para o dramaturgo e diretor angolano, José Mena Abrantes.

Em 2011, o FESTLIP – homenageou a Cia. de Teatro/Dança de Cabo Verde, Raiz di Polon, por sua contribuição em 20 anos de carreira. Em 2010, o festival rendeu-se ao talento de um dos maiores ícones do teatro português, a atriz Maria do Céu Guerra. Em 2009, foi a vez do escritor e dramaturgo moçambicano, Mia Couto e, em 2008, a atriz brasileira, Maria Fernanda.

Espetáculo Cinzas sobre as Mãos, de Moçambique

O projeto foi criado em 2008, pela atriz e produtora Tânia Pires, a partir do seu intercâmbio no teatro entre os 8 países da CPLP – Comunidade dos Países da Língua Portuguesa: Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Timor Leste e São Tomé e Príncipe.

O festival conquistou o reconhecimento mundial como um evento de grande fomento às artes cênicas, e também de formação dos atores dos países participantes.

O FESTLIP reúne espetáculos internacionais distribuídos por diversos teatros da cidade do Rio de Janeiro até o dia 30 de agosto. Paralelamente, o evento se enriquece com exposição, palestras, debates, show, mostra gourmet, lançamentos literários e oficinas.

Espetáculo Cromotografia, de Portugal

No final da temporada um espetáculo revelação é eleito por voto popular. Toda programação conta com ingressos populares. Confira a programação aqui

Com informações do FESTLIP