Rio de Janeiro recebe o Seminário Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos

0
112

Mesmo garantida por lei, a liberdade religiosa não é uma realidade para todas as religiões no Brasil. Nos últimos anos assistimos a um crescimento significativo dos casos de intolerância religiosa, notadamente na cidade do Rio de Janeiro. Para debater o tema, o Rio receberá, entre os dias 18 e 21 de Janeiro, o Seminário Internacional Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos.

Segundo dados apresentados pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas em parceria com o Laboratório de História das Experiências Religiosa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LHER/UFRJ), dos 1014 casos de intolerância religiosa registrados entre abril de 2012 a agosto de 2015, 71% dos casos são contra adeptos das religiões afro-brasileiras; 8% contra evangélicos, 4% contra católicos e 4% contra judeus.

O objetivo do encontro é promover o diálogo em prol do fortalecimento da tolerância, das liberdades, diversidades, pluralidade e da coexistência pacífica entre as religiões no Estado brasileiro a partir de mesas temáticas expositivas coordenadas por um especialista e três convidados (as) principais que farão suas exposições em até 20 minutos.

Veja toda a programação AQUI

Serviço:
Data: 18 e 20 de Janeiro de 2023
Horário: 9h às 20 h
Local: Centro Cultural da Justiça Federal
Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20040-009
Responsáveis: Prof. Dr. Babalaô Ivanir dos Santos (PPGHC/UFRJ) e Profa. Dra. Mariana Gino (CEAP)