Rio de Janeiro: Feira das Yabás faz homenagem ao Dia Estadual do Jongo

0
67

Foto – Davy Alexandrinsky

Neste domingo, dia 10 de julho, a partir das 13h, a Feira das Yabás receberá o Jongo da Serrinha em homenagem ao Dia Estadual do Jongo, comemorado em 26 de julho.

Após a abolição da escravidão, os ex-escravos foram obrigados a migrar para a cidade do Rio de Janeiro, então capital do país, em busca de melhores oportunidades. A chegada dessa população do Vale do Rio Paraíba fez com que o Rio de Janeiro se tornasse a região do Brasil com maior concentração de jongueiros. Apesar da mudança para a cidade, essas famílias negras continuaram a dançar o jongo em lugares como os morros de São Carlos, Salgueiro, Mangueira, e, sobretudo na Serrinha.

Por volta de 1930, devido ao estreito contato com a vida urbana, aos novos modismos e à morte dos jongueiros idosos, o jongo foi aos poucos desaparecendo dos morros cariocas. No entanto, a Serrinha, localizada na periferia, isolada da parte central da cidade, como se fosse uma “roça” afastada, pôde preservar a cultura afro-brasileira tradicional.

Sobre a Feira das Yabás:

A primeira edição da Feira das Yabás aconteceu em 2008, por iniciativa de Marquinhos de Oswaldo Cruz, que depois de recriar o Trem do Samba e a feijoada da Portela, resolveu cantar seus sambas na quadra da Portelinha.

Serviço:

Feira das Yabás – Gastronomia e Roda de Samba

Homenagem ao Dia Estadual do Jongo

Marquinhos de Oswaldo Cruz o Jongo da Serrinha

Quando: Domingo, 10 de Julho de 2016.

Hora: a partir das 13h

Local: Praça Paulo Portela, Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro

Evento gratuito

Com informações da assessoria de imprensa