Rio de Janeiro: Edital vai premiar iniciativas culturais afro-brasileiras

0
83

Edital do Prêmio de Cultura Afro é lançado em clima de festa no Terreiro Ilê Omolu Oxum da Mãe Meninazinha de Oxum, em São João de Meriti (Foto: Caru Ribeiro)

Por dentro da África

Rio – O Prêmio de Cultura Afro-Fluminense premiará 32 iniciativas culturais relacionadas diretamente à temática afro-brasileira realizadas por instituições privadas sem fins lucrativos, sediadas no Estado do Rio de Janeiro, atuantes no campo da cultura fluminense há pelo menos três anos.

São instituições de povos e comunidades de matriz africana, quilombos e terreiros, e de grupos que mantém a tradição de manifestações como afoxé, capoeira, jongo e folias de reis, que tenham produzido atividades como celebrações, festivais, exposições, saraus, desfiles, cortejos, práticas de cultivo de ervas e plantas medicinais, artes cênicas, rodas, memória e oralidade.

Os interessados em participar do edital deverão destacar seus projetos de excelência e incluir na documentação o histórico da instituição e sua trajetória. O recurso total disponível é de R$ 777.800. As inscrições podem ser feitas até 23 de setembro, AQUI.

Com informações da Secretaria de Cultura do Rio