Rio de Janeiro: Curso valoriza a prática de instrumentos musicais africanos

0
98

No próximo sábado (21 de abril), o projeto MBIRACLES receberá alunos para o curso de ‘Iniciação à prática de instrumentos musicais étnicos africanos”. O programa, realizado no Rio de Janeiro, foi fundado por Fabio Mukanya Simões e Luiza Gannibal, em 2016.

A aula reunirá diversas atividades (workshops, palestras, performance coletiva) e material multimídia (filmes, fotografias, objetos) sobre a musicalidade tradicional africana, partindo da execução e contextualização dos instrumentos que formam esse universo, com destaque para as sonoridades de raiz bantu.

O instrumento “carro-chefe” do projeto é a MBIRA, um lamelofone original do Zimbábue que se difundiu por quase todas as regiões da África e, nesse percurso, ganhou diferentes nomes e características. Outros instrumentos, como xilofones, harpas, arcos, aerofones (flautas), membranofones (tambores), etc. , bem como a própria voz, também fazem parte da iniciativa.

Veja este vídeo do Por dentro da África com músicos zimbabuanos tocando mbira

O trabalho também propõe o uso de diferentes instrumentos de características étnicas e artesanais! Tragam seus instrumentos!

Serviço:
Data – 21 de abril
Horário – 11 às 14
Rua Hermenegildo de Barros, 73, Santa Teresa, Rio de Janeiro
Saiba mais informações e valores de investimento aqui