Música: oficina de construção de instrumentos africanos será realizada no Ceará

0
255
Fábio com os instrumentos africanos – Foto: Aline Valentim

Por dentro da África

Rio – Nos dias 17 e 18 de maio, Aracati, no Ceará, receberá um workshop Construção de Instrumentos Africanos. Durante o encontro, os participantes terão vivência em construção de instrumentos musicais de origem africana, cantigas bantu e rodas de conversa sobre as influências da cultura bantu no Brasil.

Entre as atividades, que serão realizadas no Eco Aldeia Fecha da Mata, haverá a confecção de um “Goje”, instrumento africano feito de cabaça, couro, madeira (para fazer o braço do instrumento) e nylon.

– Nós produziremos o “Goje”, encontrado em vários países africanos como Senegal, Gâmbia, Cabo Verde, Mali e Uganda. Em cada país, ele tem um nome diferente, mas o princípio e o material são os mesmos – conta ao Por dentro da África, o professor e especialista em música africana Fábio Simões Soares.

goje
Fábio tocando “goje” – Foto: Paulo Chaffin

Fábio, que desenvolve workshops como esse há 15 anos, conta que, durante o evento, haverá prática de percussão e cantigas de povos Bantu. Entre os instrumentos que ele pesquisa e domina estão: M´bira (Zimbábue e Moçambique), N´goni (harpa do oeste africano), pife (flautas nordestinas), Goje (monocórdio corda friccionada) e percussão afro-brasileira.

– Depois que conheci a cultura Bantu, seus povos e saberes, o meu trabalho é exatamente o de pesquisar os materiais, a técnica de fabricação e utilização de diferentes instrumentos africanos. Em cada encontro, eu transmito esses ensinamentos que tanto nos aproximam da África e de nossas origens – completou.

No segundo dia, haverá uma roda onde os participantes poderão levar seus instrumentos para a celebração final.

Veja a programação abaixo:

Sábado: 9:00h – Acolhida 9:30h – Trilha Eco 12:30h – Almoço 13:30h – Vivência com Fabio Simões 19:00h – Jantar 21:00h – Roda de tambores

Domingo: 8:00h – Café da manhã 9:00h – Vivência com Fabio Simões 12:30h – Almoço 13:30h – Vivência Fabio Simões 17:00h – Roda de celebração e partilha

Serviço: Eco Aldeia Fecha da Mata – a 5 KM de Canoa Quebrada – Aracati, Ceará

Preço: R$80,00 (inclui alimentação vegetariana, hospedagem no camping e material para a confecção dos instrumentos nos dois dias)

Inscrições pelo email flechadamata@hotmail.com

Por dentro da África