Cultura: Moçambique receberá o I Fórum Itinerante de Cinema Negro

0
140

Por dentro da África

Rio – Celebrando o seu primeiro aniversário, o FICINE (Fórum Interativo de Cinema Negro), entre os dias 26 de novembro e 5 de dezembro, realizará seu primeiro encontro em Moçambique. As atividades acontecerão em Maputo, entre os dias 26 e 28 de novembro e em Pemba, entre os dias 2 a 5 de dezembro.

Do programa, fazem parte as oficinas: “Panorama do Cinema Negro”; “Mais de nós: o negro e a fotografia”; “Introdução aos Documentários Interativos (Webdocs)”; “Sons negros: pensando o áudio em imagens”; e “Cinema Negro e Cineclubismo”. Para além das oficinas, serão realizadas palestras e mostra de filmes. O programa completo e as inscrições, estão nesta página.

O Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE) é um espaço de formação e reflexão sobre a produção mundial de cinema, fotografia e audiovisual que tem os/as negros/as como realizadores/as e as culturas e as experiências negras como tema principal. O conceito abrange cinematografias distintas que se estendem dos países africanos às suas diásporas. De Zózimo Bulbul no Brasil a Isaac Julien no Reino Unido. De Ousmane Sembène no Senegal a Julie Dash nos Estados Unidos. De Zezé Gamboa em Angola a Jhonny Hendrix Hinestroza na Colômbia.

Saiba mais sobre o FICINE aqui

Por dentro da África