Livro “A guerra civil em Angola” será lançado em Lisboa

0
107

evento em lisboaNo próximo dia 4, o livro A Guerra Civil em Angola será lançado na livraria Bertrand, em Lisboa, Portugal. O lançamento terá a presença do autor Justin Pearce, responsável por uma profunda investigação sobre a guerra civil angolana, desde 1975 até ao final do conflito, em 2002.

Resumo:

Depois da independência, em 1975, acabada de sair da guerra colonial, Angola ficou dividida por um conflito interno que havia de durar mais de um quarto de século e que define os contornos do poder político angolano até à actualidade. A guerra civil teve de um lado a UNITA – associada aos EUA, à África do Sul do apartheid, e ao mundo rural da região central –, e do outro lado o MPLA – identificado com a União Soviética, Cuba e um universo urbano. No meio ficou sempre a população, verdadeira protagonista deste livro.

A partir de centenas de entrevistas com agricultores, professores, militares, membros dos partidos e muitos outros, e sem tomar partido, Justin Pearce reconstituiu a vertente humana da mais mortífera e longa guerra civil africana, apresentando um retrato inédito da relação do povo angolano com os movimentos políticos, da sua percepção sobre o que estava em jogo, das suas estratégias de sobrevivência e da definição de uma identidade política ainda hoje afectada pela desinformação, manipulação e, sobretudo, pelo medo.

Serviço:
Rua Garrett, 73- 75, 18h30
Lisboa – Portugal