Lisboa sediará Festival de Cinema e Cultura Africana

1
89

aFRICA - FestivalRio – Entre os dias 23 de maio e 1 de junho, Lisboa será sede do “África Mostra-se”, uma série de manifestações da cultura africana com destaque para produções cinematográficas, música e workshops.

No cinema, o festival destacará o polêmico filme do sul-africano Jhamil Quebeka, “Off good report”. A parceria com o Festival londrino Film Africa, através da programadora Isabel Moura Mendes, abriu a possibilidade de mostrar ao público português uma refinada seleção de curtas-metragens dos mais novos cineastas do continente africano.

Através da Cinémathèque Afrique e do Institut Français du Portugal, o festival mostrará um pouco do que de melhor vem sendo feito na cinematografia africana de expressão francesa nos últimos anos. Um dos diretores destacados será o multipremiado franco-senegalês Alain Gomis, que levará o seu último filme “Aujoud’hui / Tey”, com a participação do poeta norte-americano Saul Williams.

Na música, haverá concertos para todos os gostos. Um dos homenageados será o músico e compositor guineense Tony Osvaldo. No segundo sábado do evento, será a vez do Congo Stars Vibrations. No último dia, a música cabo-verdiana marcará presença no Bartô (Chapitô) com Julinho da Concertina e Toni Tavares tocando funaná, mornas e coladeras.

Serviço: A maioria das atrações terá entrada gratuita.

Confira aqui a programação, os locais e os preços de cada evento.

Com informações do África Mostra-se

1 COMMENT