Lisboa: Mestrado em Estudos Africanos recebe inscrições até dia 13 de setembro

1
151

Captura de tela 2015-09-07 às 18.27.53O Mestrado em Estudos Africanos (MEA) do ISCTE-IUL oferece, este ano, pela primeira vez, a possibilidade de frequência do primeiro ano em regime intensivo, com 5 semanas de aulas presenciais por semestre. As aulas do 1º semestre decorrem de 27-09-2015 a 30-10-2015.

O MEA está organizado em 10 Unidades Curriculares que permitem a aquisição de uma visão abrangente das principais problemáticas sociais e socioculturais, políticas e econômicas africanas com um especial enfoque nas relações internacionais africanas. O segundo ano é dedicado à elaboração da dissertação.

Apresentação do MEA

O MEA, agora na sua 24ª edição, visa o estudo interdisciplinar do desenvolvimento social, econômico e político em África e é um dos mais antigos e prestigiados no espaço da língua portuguesa. Tem formado, desde 1989, um grande número de mestres que se encontram em várias áreas profissionais desde a investigação e ensino, ao setor empresarial, diplomacia, organizações internacionais, administração pública e Organizações da Sociedade Civil.

O rigor científico, o foco na investigação, o elevado nível de exigência, o espírito crítico dos debates, a produção científica tanto do corpo docente como dos alunos e ex-alunos, e o clima da aprendizagem num espaço livre e internacional têm contribuído para atrair estudantes africanos, portugueses, brasileiros e de muitas outras nacionalidades que se orgulham de integrar uma rede internacional de Mestres em Estudos Africanos do ISCTE-IUL. Este curso inscreve-se no quadro mais amplo dos Estudos Africanos no ISCTE-IUL que, também, oferece o único Doutoramento em Estudos Africanos.

Organização e plano de estudos

Captura de tela 2015-09-07 às 12.31.37O Mestrado tem a duração de dois anos (4 semestres) em regime pós-laboral e confere 120 créditos (ECTS). Os dois primeiros semestres consistem em dez unidades curriculares (cinco por semestre). Os terceiro e quarto semestres são dedicados à elaboração da dissertação ou do trabalho de projeto.

Está estruturado em dois Ramos de Especialização: (1) Estado, Política e Relações Internacionais, e (2) Gestão do Desenvolvimento Social e Econômico. Estes têm unidades curriculares (UC) comuns e outras específicas de cada ramo.

As UC incluem Sociologia, Antropologia e História de África, Estado e Política, Globalização e Relações Internacionais, Cooperação Internacional, Planeamento e Avaliação de Projetos, e Gestão de Organizações Não-governamentais. Permitem assim dar cobertura científica nas principais disciplinas sociais, bem como tratar das dimensões epistemológicas e das questões metodológicas. A abertura das áreas depende dos números dos estudantes inscritos.

O regime de funcionamento no primeiro ano será organizada em 5 semanas de aulas presenciais por semestre sendo depois fornecido online apoio tutorial que permitirá acompanhar de forma sistemática os processos de aquisição de conhecimentos.

Aos alunos que concluam o primeiro ano é atribuído o Diploma de Estudos Pós-Graduados em Estudos Africanos, com 60 créditos (ECTS). O curso confere tanto uma especialização científica e acadêmica, quanto uma sólida preparação para o desempenho de funções profissionais.

Regime Horário 2015/2016

O curso funciona, nos primeiros dois semestres, em regime intensivo, em horário pós-laboral, cinco vezes por semana durante 5 semanas por semestre. Os terceiro e quarto semestres são dedicados à elaboração da dissertação ou do trabalho de projeto.

Valores:

 1.º Ano – 2.000 €

 2.º Ano – 1.000 €

 Paga de uma vez só ou em prestações

Candidaturas (online)

http://iscte-iul.pt/cursos/candidaturas_lp.aspx

Contatos do curso

Diretor do Curso:

 Prof. Doutor Ulrich Schiefer: schiefer @ iscte.pt

Secretariado do Mestrado em Estudos Africanos:

 Sra. Dª Maria Luís Figueira: maria.luis.figueira @ iscte.pt

Contactos gerais

 Mestrado em Estudos Africanos

 ISCTE-IUL , Avenida das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa

 Telefone: +351 21 04 640 15 secretariado.espp@iscte.pt

Clique aqui para mais informações

Redes sociais:

 https://meaiscte.wordpress.com/

 https://www.facebook.com/estudosafricanosisct

1 COMMENT