Especialistas realizam encontro sobre o IX volume da História Geral da África

0
94

História Geral da África - DivulgaçãoCom informações da UNESCO

Rio – Cerca de 20 especialistas de renome mundial estarão na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, entre os dias 27 e 30 de agosto, para discutir o conteúdo do IX volume da Coleção História Geral da África (HGA), considerada a principal referência e a mais completa obra sobre o continente. O volume, a ser elaborado por especialistas sob a responsabilidade do Comitê Científico Internacional, ligado à UNESCO, e está sendo patrocinado pelo Ministério da Educação do Brasil.

O IX volume da História Geral da África tem por objetivo primordial atualizar a coleção com os fatos ocorridos até o presente momento, já que os oito volumes anteriores lançados pela UNESCO, cuja versão em português teve financiamento do Ministério da Educação e coordenação técnica da Universidade de São Carlos, cobrem os períodos da pré-história até a década de 1980. A nova publicação ainda contemplará as mais recentes descobertas científicas, teorias, dados e conceitos sobre o passado e o presente da África e de sua diáspora.

“A coleção História Geral da África contribui para disseminar o reconhecimento da importância do continente africano para o mundo, além de estreitar os laços históricos existentes entre a África e os países da Diáspora, entre eles o Brasil”, afirma a Coordenadora do setor de Educação da UNESCO no Brasil, Maria Rebeca Otero Gomes.

Durante as reuniões prévias em Salvador (novembro de 2013) e em Paris (16-19/06/2014), o comitê destacou a importância de abordar a história dos processos que ligam a África com suas diásporas, retratando como estas dialogam e influem nas diversas fases da globalização. E dada à multiplicidade e complexidade das questões, ficou definido a necessidade de realizar esta reunião no Brasil para a troca pontos de vista entre os especialistas, especificamente, a fim de se construir conceitos epistemológicos.

Sobre a Coleção

A Coleção História Geral da África, com quase 10 mil páginas, foi construída ao longo de 30 anos por 350 pesquisadores, coordenados por um comitê científico composto por 39 especialistas, dois terços deles africanos.

A obra conta a história da África a partir de uma visão de dentro do continente, usando uma metodologia interdisciplinar que envolve especialistas de áreas como história, antropologia, arqueologia, linguística, botânica, física, jornalismo, entre outros. Seu conteúdo permite novas perspectivas para os estudos e pesquisas a respeito da África.

Os oito volumes já lançados abordam o continente desde a pré-história até a década de 1980, passando pelo Egito Antigo, por diversas civilizações e dinastias, pelo tráfico de escravos, pela colonização europeia e pela independência dos diversos países. A África é destacada como berço da humanidade e de contribuição fundamental para a cultura e a produção do conhecimento científico mundial.

A História Geral da África em Português

A coleção em português, editada pela UNESCO, financiada pelo Ministério da Educação e com coordenação técnica da Universidade Federal de São Carlos, contribui para a disseminação de um novo olhar sobre a cultura e a história africanas na sociedade brasileira, e também para a transformação das relações étnico-raciais no país. Sua disponibilização na língua portuguesa integra uma estratégia para a implementação da Lei 10.639/2003, que prevê o ensino da história da África e da cultura africana e afro-brasileira nas escolas brasileiras.

Download gratuito da Coleção História Geral da África em Português:http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/education/inclusive-education/general-history-of-africa/

Mais informações:

• UNESCO no Brasil
Ana Lúcia Guimarães, (061) 2106 3536, a.guimaraes(at)unesco.org
Anita Campos, (061) 2106 3538, a.campos(at)unesco.org

• UFSCar
Mariana Pezzo, (16) 3306-6573, mariana(at)ufscar.br

Com informações da UNESCO